CACHOEIRA DO COCHÓ E CACHOEIRA DO PATRÍCIO | Viagem com Beth

CACHOEIRA DO COCHÓ E CACHOEIRA DO PATRÍCIO

20 de janeiro de 2021

Piatã – BA

Esse roteiro da Cachoeira do Cochó e Cachoeira do Patrício é mais um destino nesse lugar incrível da Chapada Diamantina, na cidade de Piatã – BA, localizado no sul da Bahia .

É um roteiro de um dia inteiro para você que gosta de um passeio com em meio a natureza!

Piatã é o município baiano com maior altitude (1280 m acima do nível do mar, com alguns pontos que chegam a até 1500 m) e também o mais frio, chegando a menos de 10 ºC no inverno.

É uma cidade pequena, com menos de 20 mil habitantes.

Por ser um lugar de grande altitude, tem várias orquídeas e bromélias compondo a sua flora exuberante, além de opções de trilhas para caminhar e pedalar, cachoeiras e serras.

E, é claro, aproveitar um bom café, já que a cidade é uma das maiores produtoras nacionais de café gourmet.

7 DICAS PARA MULHERES VIAJANTES DE CARRO

1ª Parada: Fotos na Cidade do Café

Tivemos como ponto de partida a casa do Chico, que é conhecido como o guia das montanhas em Catolés – BA.

Fomos para esse roteiro eu, o guia Pedro , Nina Dog e o guia Chico que nos conduziu até as belezas naturais da região.

A distância de Catolés até Piatã é de aproximadamente 35 km via BA-148, fizemos o trajeto em 1h07 min de carro.

Nossa primeira parada foi no Portal de Piatã, para fazer as fotos de entrada do nosso roteiro.

E nós passamos também pela cidade, onde tem os bules que representam o café produzido pela cidade (4 dos 10 melhores cafés do Brasil são produzidos lá).

10 DICAS DE TRILHA PARA INICIANTES

2ª Parada: Cachoeira do Patrício

Depois de passar pelo portal e pela cidade, nossa parada é a Cachoeira do Patrício.

De Piatã até o nosso destino são 20 km via BA-148 e BA-560, uma parte por estrada de terra. Recomendo usar o GPS para chegar até o local.

Lá tem um lugar para estacionar, e depois uma trilha pequena, de nível fácil a moderado.

O lugar é lindo, vale muito a pena passar um tempinho e fazer umas fotos.

A cachoeira tem 32m de altura, com bastante vegetação ao redor e um clima bem tranquilo.

Nessa cachoeira algumas pessoas gostam de praticar esportes radicais, como rapel.

Ficamos por volta de uma hora , não tomei banho, pois a água é bem gelada e também estávamos com pouco tempo, então seguimos para a Cachoeira do Cochó.

DICAS PARA TIRAR FOTOS INCRÍVEIS DE VIAGENS PARA INSTAGRAM

3ª Parada: Cachoeira do Cochó

Logo após fomos para a Cachoeira do Cochó.

Esse é um lugar de fácil acesso, com o GPS mesmo você chega até o destino, já que não tem trilha.

O acesso é feito de carro ou de moto ou de bike , da Cachoeira do Patrício até a do Cochó são 17 km, seguindo pela BA-560 na direção noroeste.

A estrada é bem sinalizada e com placas no caminho, fica no distrito de Inúbia que pertence a cidade de Piatã, mas eu recomendo usar o GPS para chegar lá mais tranquilamente.

A cachoeira tem 16m de altura, com água bem gelada e cristalina.

Ao redor da cachoeira tem uma areia bem branquinha, então facilita bastante o acesso.

O lugar em si é muito bonito, bem conservado e ótimo para ir com a família ou amigos e fazer um piquenique.

Ficamos por volta de uma hora e meia, um lugar tranquilo e encantador.

Depois fomos para Lençóis (184 km de distância) dá para seguir pela BA-148 até a BR-242, mas tem outros caminhos.

GUIAS | Pedro (Lençóis) | Chico (Catolés)

HOSPEDAGEM | Suítes Lençóis

NOS SIGA NO INSTAGRAM: BETH CRISKO | NINA DOG

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *