CONHEÇA O PICO DO BARBADO ⋆ Viagem com Beth

CONHEÇA O PICO DO BARBADO

30 de outubro de 2020

CATOLÉS – BA

Viajar, por si só, já é uma experiência fantástica, incrível e insubstituível, e fazendo boas amizades, então nem se fala.

E assim que é o roteiro do Pico do Barbado com o guia Chico, na Chapada Diamantina – BA.

Chico é um guia experiente na região da cidade de Piatã e Catolés localizado na Chapada Diamantina-BA. E ele oferece pacotes com hospedagem e deliciosas refeições veganas.

O Pico do Barbado tem sua localização entre os municípios de Abaíra e Rio dos Pires.

Com 2033 m de altitude, é o ponto mais alto da Bahia, contando ainda com uma belíssima vista da Chapada Diamantina, e uma vasta vegetação.

Esse roteiro foi feito saindo da cidade Lençóis, e fomos em direção à Catolés, onde o Chico mora.

7 DICAS PARA VIAJAR MUITO BARATO PELO BRASIL

PARTE I: DE LENÇÓIS À CATOLÉS E PERNOITE

Durante o trajeto de Lençóis- Chapada Diamantina à Catolés percorremos uma distância de 239 km, por quase cinco horas de viagem.

A estrada exige cuidados com veículos, muitos buracos.

Nesse trajeto, fomos eu, o guia Pedro, de Lençóis, o guia Chico e a minha Nina Dog.

A nossa primeira parada foi no município de Piatã, onde nós fizemos um lanche.

Piatã é a cidade mais alta do Nordeste, conhecida como a cidade do café, está localizada a 1180 m acima do mar, e com um dos climas mais frios da região.

Depois seguimos por mais uma hora até Catolés, e adianto que a estrada tem muitas descidas e também muitos buracos (lembre-se de estar com a revisão do carro em dia).

Apesar da estrada um pouco difícil, esse percurso foi bem descontraído, com uma prosa boa e altas risadas.

7 DICAS PARA MULHERES VIAJANTES DE CARRO

Chegamos tarde da noite na casa do Chico e ficamos hospedados por lá como combinado no pacote.

No outro dia nos levantamos cedinho, às cinco da manhã para inicias nossa aventura e subir o Pico do Barbado.

PARTE II: A TRILHA

O Pico do Barbado, junto com o Pico de Itobira, faz parte da Serra do Barbado devido sua grande diversidade botânica é uma APA (Área de Proteção Ambiental.

Por esse motivo, logo no início da trilha é obrigatório deixarmos os nomes antes de subir.

Subimos eu, os guias Chico e Pedro, e a Nina Dog.

A trilha é uma escalaminhada que é uma caminhada de ascensão, e nas partes mais difíceis você se apoia em pedras ou raízes para subir, porém não necessita de corda.

Então a subida é bem inclinada, com uma duração de 3 à 4 horas.

A trilha é de nível difícil, e por conta dos riscos o indicado é fazê-la com um guia experiente assim como Chico.

Por conta da altitude e de algumas partes com fendas na subida, a temperatura cai bastante e você pode sentir frio.

Então se prepare e leve uma jaqueta para a trilha. (tive que pegar emprestado rsrs).

A trilha é cansativa, mas ao longo da subida tem vários mirantes, e onde é possível descansar, fazer um lanche, apreciar a vista e beber água (lembre-se sempre de se hidratar!).

10 DICAS DE TRILHA PARA INICIANTES

PARTE III: O CUME DO PICO DO BARBADO

Eu não tenho nem palavras para descrever a chegada ao cume, mas eu vou tentar (e mostrar as imagens, é claro rsrs).

O trekking é uma grande aventura, e o sentimento ao chegar no topo é recompensador, é emocionante.

Lá nós assinamos o livro do cume, e então nós nos sentamos e fizemos um piquenique, celebrando aquele momento conquistado e merecido, e com um café que Chico prepara na hora.

Esse roteiro é muito procurado entre os aventureiros já com preparo físico, por ser o pico mais alto do nordeste.

Depois do nosso piquenique lá no cume, descansamos um pouquinho e não demoramos para descer.

E realmente não dá para ficar lá em cima por muito tempo, já que a descida requer mais cuidado, e ainda mais considerando que nós já estávamos cansados e em pouco tempo já iria escurecer.

PARTE FINAL: FIM DA TRILHA E JANTAR

Quando chegamos ao pé do Pico do Barbado já era noite, e de lá retornamos para a casa de Chico.

Fomos recebidos com um jantar maravilhoso para recuperar as nossas energias – e o melhor de tudo, essa comida deliciosa é vegana.

Uma vez que esse roteiro é um trekking, com dificuldade alta, com algum risco de acidente, é imprescindível que você seja guiado por alguém, e mais: alguém experiente.

E o Chico tem experiência de sobra em montanhas, além de ser conhecido na região. Apelidado de ” homem das montanhas”.

Essa opção é excelente, você não se preocupada com nada e fecha um pacote incluindo pernoite e a saída e a guiada, e também outras opções de trilhas com o mesmo.

A casa do Chico fica bem pertinho do início da trilha, são só 10 minutinhos de carro até o início.

Então fica essa recomendação aqui do roteiro do Pico do Barbado, que é de tirar o fôlego (literalmente rsrs, mas vale muito a pena), e do guia para o trekking. Imperdível!

PRESERVE A NAUTEREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

____________________________________________

CHICO | (71)99405-6389

(Valores de pacotes conforme grupo)

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *