Bahia Chapada Diamantina Destinos Nacionais Nordeste
ROTEIRO MORRO DO CHAPÉU EM UM DIA
2 de setembro de 2020
Chapada Diamantina – BA

Morro do Chapéu é um município localizado na Chapada Diamantina, na Bahia, a 384 km da capital, Salvador, e com uma altitude média de 1100 m.
A cidade tem temperaturas mais amenas, com uma média anual de 23º C, sendo úmida no verão e mais fria e seca no inverno.
Nós saímos (eu, guia e Nina) de Lençóis para Morro do Chapéu.
São mais ou menos 170 km de distância entre as cidades, dá para fazer entre 2h30 e 3h de carro.
O nome da cidade é devido ao morro, quando avistado pelos jesuítas na época do descobrimento, foi logo comparado a um chapéu.
7 DICAS PARA VIAJAR MUITO BARATO PELO BRASIL
Morro do Chapéu é certamente um prato cheio para os turistas, um destino bastante procurado e que se justifica em sua beleza e diversidade.
Cachoeiras, rios, diversas espécies de flores, sítios arqueológicos, cavernas e grutas.
E não para por aí, tem também uma culinária típica regional e artesanato, esportes radicais e uma bela arquitetura presente nas ruas da cidade.
Cachoeira do Ferro Doido

A nossa primeira parada foi na Cachoeira do Ferro Doido, um lugar de extrema beleza, porém pouco visitado.
Com 98 m de altura em seu ponto mais alto, e que foi declarado como um monumento natural e é uma área de preservação e conservação ambiental.
A cachoeira tem quatro quedas d’água e um cânion enorme, além de ter constantes práticas de rapel e observação de aves.
Se a sua intenção for tomar banho e relaxar, talvez esse não seja o passeio ideal, pois só é possível observar a queda d’água à distância.
O lugar não é difícil de achar, porém não há placas de indicação no local.
Saindo de Morro do Chapéu são cerca de 20 km seguindo pela BA-052.
Você pode usar o seu GPS para encontrar o lugar, que é um descampado.
A trilha é de fácil acesso, fica bem perto da rodovia.

Em apenas 5 min e você já vê a cachoeira, então dá para pessoas com mobilidade reduzida ou idosos fazerem tranquilamente.
Em algumas épocas do ano, quando ocorre a seca, pode não ter água lá embaixo, mas a vista continua sendo espetacular.
7 DICAS PARA MULHERES VIAJANTES DE CARRO
Centro de Morro do Chapéu
Saindo da Cachoeira do Ferro Doido, nós seguimos para o centro de Morro do Chapéu, onde se pode observar a arquitetura que remonta o século XVIII, quando começou a exploração de ouro na região.
Mais tarde o município se tornaria refúgio de alguns portugueses durante a perseguição dos nacionais consequente da independência do Brasil.
Ademais, uma herança que foi deixada na cidade de Morro do Chapéu por uma tradição comum no período dos coronéis foi a Biblioteca Pública, que foi fundada em 1915 e permanece lá até hoje.
APRENDA A TIRAR FOTOS INCRÍVEIS DO SEU DOG
Vila do Ventura

Por fim, depois do centro da cidade a nossa última parada foi na Vila do Ventura, localizada nos arredores da cidade.
Que foi na região o maior cerne de diamantes daquela época, que deixou, além da sua história, casarões, algumas casinhas coloridas e uma capela.
A Vila surgiu quando alguns garimpeiros, um deles chamado Ventura, se abrigaram no local fugindo de Lençóis em meados do século XIX.
Pouco se passou e os garimpeiros encontraram diamantes, que passaram a explorar sob proteção do Coronel que era dono das terras, e vender as pedras em Lençóis.
Ventura foi o responsável pela venda dos primeiros diamantes.
Logo a vila se tornou o lugar mais importante da região, e Morro do Chapéu era antes distrito da Vila do Ventura, que tinha cerca de 30 mil habitantes.

Hoje, entretanto, o lugar é uma espécie de cidade fantasma, com menos que 50 pessoas morando entre as ruínas do que no passado foi um grande centro.
Um lugar com muitas histórias, vale a pena ir conhecer.
GUIA: Pedro Paulo / Lençóis
NOS SIGA NO INSTAGRAM: BETH CRISKO | NINA DOG
Por: Beth Crisko