CONHEÇA ITABERABA – BA | Viagem com Beth

Bahia Chapada Diamantina Destinos Nacionais Nordeste Outras Cidades

CONHEÇA ITABERABA – BA

2 de setembro de 2020

Praça Seabra

A cidade de Itaberaba – BA, onde fiquei na casa de amigos, e é a primeira de uma sequência de viagens que eu fiz saindo de Jequié.

Desse modo, são 200 km seguindo via BR-116 e BA-046, aproximadamente 3h de carro.

Está na Chapada Diamantina? Confira Os Melhores Roteiros do Vale do Capão

A CIDADE DE ITABERABA

Itaberaba é uma cidade situada na região semiárida, no centro-norte da Bahia, a 300 km de Salvador, e apesar de não ser parte efetivamente da Chapada Diamantina, funciona como um portal para a região e uma parada antes de várias cidades dali.

É também conhecida como a “Terra do Abacaxi”, e tem pontos turísticos encantadores, apesar de não tão conhecidos pelo público.

Segundo o IBGE, a estimativa do número de habitantes no ano de 2019 era de mais de 75 mil.

Além disso, a cidade acaba por ser uma referência em comércio na região, já que os habitantes das cidades vizinhas se deslocam até lá para fazer compras.

Aliás, um fato bem intrigante que ocorreu durante a minha estadia na cidade foi quando eu estava indo fotografar o prédio da prefeitura, e fui convidada a participar de uma reunião sobre a cidade e o turismo local.

Saúde e Educação

O município tem médio porte comparada às cidades vizinhas, e devido à sua localização, acaba tendo um clima muito quente ao longo do ano.

Sendo que os meses de junho, julho e agosto são mais amenos, mas em geral chove pouco.

A cidade conta com uma boa infraestrutura relacionada à saúde e educação. Possuindo, inclusive, um campus da UNEB, e algumas faculdades particulares.

Ademais, o município é, ainda, uma referência local em saúde, atendendo a mais de 15 cidades vizinhas. Desse modo, conta com algumas unidades de hospitais, tanto públicos quanto privados.

Turismo e Cultura em Itaberaba

Monte Bom Jesus da Lapa

Itaberaba tem investido cada vez mais no turismo, sendo que hoje já se encaminha para ser uma cidade de referência no São João.

Aliás, no ano anterior a festa já teve bastante visibilidade, e é chamada de Arraiá da Ita, tendo atrações bastante interessantes e à nível nacional.

Caso você tenha interesse em visitar a cidade nessa época, você pode checar mais informações no site da prefeitura de Itaberaba.

Além disso, a festa de São Pedro acontece uma semana depois e também é certamente proveitoso.

Ademais, está sendo construído um portal para a cidade, além disso, foi feita a reforma na Praça Seabra, que é onde fica o letreiro Eu amo Itaberaba.

Atrações em Itaberaba

A cidade conta, ainda, com atrações turísticas em seu perímetro urbano, que são certamente muito interessantes.

E as principais são a Praça Seabra, que eu já mencionei anteriormente e foi reformada; o Monte da Lapa de Bom Jesus, onde tem um mirante e uma praça.

E também a famosa pedra Itibiraba, que dá nome a cidade.

Enquanto Portal da Chapada Diamantina, Itaberaba se mostra um ótimo local para inserir no seu roteiro.

Uma vez que Itaberaba é passagem para outras cidades, como você pode conferir na sequência de posts que virão sobre essa viagem.

Durante a reunião que tive com a prefeitura me foram passadas algumas informações bastante pertinentes sobre o turismo na cidade, como a intenção de criar

PRAÇA JJ SEABRA

Recentemente revitalizada, a Praça Seabra conta com um letreiro de Itaberaba que é uma excelente pedida para fotos.

Mas além disso, o lugar possui também imagens da história da cidade para os que gostarem de ter mais informações sobre o local que viaja.

A praça foi reinaugurada em dezembro de 2019, e contou com festividades, enfeites natalinos, shows e cortejos promovidos pela prefeitura.

Além disso, a praça tem playground para crianças, boa iluminação e bastante espaço.

MONTE DA LAPA DE BOM JESUS

Esse é um lugar muitíssimo encantador, uma vez que tem a Praça do Poeta e um mirante, que é o ponto mais alto da cidade, com vista para a Barragem Juracy Magalhães Júnior, que é também um dos pontos mais populares.

A barragem foi construída em 1933, mas não tinha como objetivo abastecer a cidade.

E isso aconteceu pois as águas do Rio Piranhas são salobras, o que tornou a barragem um ponto de lazer tanto para os habitantes quanto para os visitantes da cidade.

Além disso, o mirante conta com um pôr-do-sol espetacular, digno de parar para assistir, fazer umas fotos, relaxar e curtir.

O Monte da Lapa de Bom Jesus ainda tem a Praça do Rosário, que recebe esse nome por conta da igreja ali presente, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Desse modo, a cidade une beleza à religião nesse ponto.

E não apenas isso, a praça possui pista de skate, aparelhos para exercícios físicos e ainda um espaço com arquibancada para shows.

ITIBIRIBA – PEDRA QUE BRILHA

Essa é uma atração bem agradável, mas que eu não fui visitar dessa vez. Desse modo, definitivamente irei numa próxima visita à cidade.

Itibiriba, o nome desse ponto turístico, é também o nome original da cidade. E vem do tupi ‘Pedra que Brilha’. A pedra de Itibiriba tem aproximadamente 220 m de altura, com forma pontiaguda e é composta por granito, que lhe confere o tão famoso brilho.

Ela fica localizada perto da BR-242, dando aos que passam por essa rodovia federal a oportunidade e privilégio de desfrutar da bela visão dessa pedra.

Esta fiquei de retornar para conhecer.

Engajamento de Itaberaba

Um bônus que eu e a Nina Dog achamos muito simpático é um projeto bastante interessante que acontece na cidade: o ProBicho.

Consiste em colocar tubos de PVC com ração e água para os cães em pontos estratégicos da cidade. Abaixo vou colocar o facebook e instagram deles caso você tenha interesse em saber mais.

FACEBOOK | INSTAGRAM

Por fim, quero expressar o meus sentimentos de gratidão e alegria pela atenção que recebi da Prefeitura de Itaberaba, em especial da Cleo e da Ediana, com quem tenho mantido contato.

Eu parei por ali para fotografar e acabei tendo essa surpresa maravilhosa, gostei muito da reunião, do acolhimento e da receptividade de vocês!

Para mais dicas de viagens, roteiros e lugares incríveis…

NOS SIGA NO INSTAGRAM:

VIAGEM COM BETH | NINA DOG

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *