CACHOEIRA DAS RECORDAÇÕES: ONDE FICA?⋆ Viagem com Beth

Bahia Destinos Nacionais Nordeste Outras Cidades

ONDE FICA A CACHOEIRA DAS RECORDAÇÕES?

12 de fevereiro de 2020

Jaguaquara – BA
Cachoeira das Recordações
Você sabe onde fica a Cachoeira das Recordações?

Não é todo dia que você consegue ir à um lugar e conhecer quem achou esse local, e esse é o caso da Cachoeira das Recordações, no interior da Bahia.

A atração fica localizada no distrito de Itiúba, um vilarejo que pertence a cidade de Jaguaquara, na região do Vale do Jiquiriçá. O município fica na microrregião de Jequié, a apenas 39 km de lá. Então o trajeto pode ser feito em aproximadamente 45 min. Eu já visitei alguns lugares em Jequié, você pode conferir aqui.

7 dicas imperdíveis para mulheres viajantes de carro

Sobre Jaguaquara – BA

Bom, Jaguaquara vem do tupi “toca da onça” (tanto que tem a estátua de uma onça na entrada), e era esse o nome da fazenda que existia no lugar antes de se desenvolver enquanto cidade. Posteriormente, em outubro de 1915, o então povoado Toca da Onça foi renomeado pela sua tradução em tupi.

E em 1916 foi criado o distrito de Jaguaquara, que em 1923 foi elevado a cidade. O lugar tem alguma influência italiana, devido às imigrações no século passado; além disso, se destaca no ramo da agropecuária.

Cuidado!

Como você já deve ter percebido, esse é um roteiro bem alternativo. Ideal para quem quer conhecer e explorar um lugar novo, e ainda fazer amizade! E como era isso mesmo que eu queria, dei uma pesquisa sobre como chegar, no google mesmo. Foi aí que eu tive um pequeno problema: pouquíssimas informações.

Como organizar um roteiro de viagem

Ainda mais preocupante foi o tanto de coisa errada que eu achei! Na pesquisa, encontrei que eram 32 km, e daria uns 30 min até a cachoeira. No entanto, são 55 km de estrada saindo de Jequié até a cachoeira, e é uma estrada de chão com alguns buracos, então dá mais ou menos 1h20.

Não é nem por causa da quilometragem, mas devido estrada de chão que é cheia de buracos e requer cuidados, ir devagar. Além disso, outra informação incorreta é que a cachoeira estaria em Florestal, que pertence a Jequié. Posto que, como eu já disse antes, fica em Itiúba, que pertence a Jaguaquara.

A Cachoeira das Recordações

Estrada
Estrada

Fomos a cachoeira numa quinta-feira. Levei um amigo que eu chamo de amigos-assistente rsrs, e claro, a Nina Dog. No primeiro dia eu não consegui de fato ir até a cachoeira. Uma vez que já era noite quando chegamos, e eu fiquei rodando muito por lá.

Encontrei com uma mulher chamada Ivany, que mora na propriedade de onde começa a trilha para a cachoeira. Então ela falou que ela ou o neto poderia nos acompanhar até a cachoeira no dia seguinte. A entrada da cachoeira fica próxima à um cemitério e dentro de uma propriedade particular (Ivany e seu Nivaldo), mas o acesso é aberto.

Portanto nós três voltamos no segundo dia, com um pouco mais de esperança e um pouco mais cedo. Saí pela manhã, às 10h de Jequié. Em suma, existem dois caminhos para a cachoeira saindo da propriedade. Ambas são 20 min andando.

Casa
Casa

Primeira Trilha e Poço – Cachoeira das Recordações

No entanto, de um lado dá para ir até um poço, onde pode parar para banho e até para acampar. E do outro lado a cachoeira é mais alta e eu achei mais bonita, mas só tem pedras, então não pode tomar banho.

Primeiramente fomos até o poço, com a Ivany, e ficamos cerca de 1h para tomar banho e fazer algumas fotos.

 Poço e Cachoeira das Recordações - Primeiro Caminho
Poço e Cachoeira das Recordações – Primeiro Caminho

Entretanto a segunda trilha era mais complicada. Então, ela recomendou que nós fossemos com o marido dela, seu Nivaldo.

Outro lado da trilha

Cachoeira das Recordações - Segundo Caminho
Cachoeira das Recordações – Segundo Caminho

Voltamos então até a casa, e de lá fomos com o seu Nivaldo pelo outro lado. De fato a trilha é mais perigosa, com bastante pedras, e passamos até por baixo de algumas. Mas realmente vale muito a pena! O lugar é bem bonito e dá pra ir até embaixo da cachoeira, só tome cuidado com as pedras mais escorregadias.

Você sabe a diferença entre trilha, trekking e hikking/caminhada?

O acesso a trilha é só com eles mesmo para chegar, e se aproximando da casa deles é só procurar por seu Nivaldo. Aliás, ele mesmo leva até lá. Não é estabelecido um valor fixo para quem visitar a cachoeira, mas são eles que limpam e cuidam da trilha. Então eles pedem uma contribuição, e deixam a pessoa à vontade para decidir o valor.

A Volta

Na propriedade tem uma plantação de cacau, e na volta da trilha o seu Nivaldo veio explicando sobre o cacau. Nos deu uma bela aula rsrs! Posteriormente ficamos lá conversando um pouco, e já no final do dia fomos embora.

Cachoeira das Recordações Beth e Nina Dog
Cachoeira das Recordações

A Cachoeira das Recordações é uma das mais preservadas da Bahia! Uma vez que seu Nivaldo conta que mora por ali desde que nasceu; e que foi ele mesmo quem descobriu a cachoeira, há pouco tempo atrás. Já que ele cuida do local por anos.

E nome realmente fez jus a ir conhecer não somente o local, como quem mora lá com suas histórias e vivencias.

Viajar não é somente conhecer o lugar, mas carregar histórias das pessoas consigo.

http://www.viagemcombeth.com/2020/01/10-dicas-para-trilheiros-iniciantes/

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *