TREKKING, TRILHA, e HIKING ou CAMINADA ⋆ Viagem com Beth

Dicas

TREKKING, TRILHA, e HIKING ou CAMINADA

16 de janeiro de 2020

ENTENDA A DIFERENÇA

Com a crescente popularização dos adeptos a um turismo um pouco mais esportivos; nós acabamos por entrar em contato com alguns termos novos, por vezes termos técnicos. Tais termos trazem alguma confusão na hora de diferenciar esses termos. 

Um exemplo comum são as expressões trekking, trilhas e hiking ou caminhada, que são comumente ouvidas, mas nem sempre entendidas. E ao fim desse post, você vai conseguir distinguir entre elas. A fim de saber quais tipos de preparo e equipamentos a atividade que você vai realizar requer.

Os três termos envolvem o ato de caminhar por um lugar em contato com a natureza. E as suas diferenças se encontram nas características do local e da caminhada. 

Independente da atividade escolhida é muito importante se planejar em relação ao preparo, tanto em relação aos equipamentos quanto ao preparo físico. Saber a extensão e duração aproximada do trajeto auxiliará na hora de escolher o que levar. Lembre-se de se manter hidratado, usar protetor solar e respeitar os limites físicos!

Como as três atividades são em contato com a natureza, é muito importante lembrar de preservar o local para os próximos que forem visitar. Não vandalizando, sempre recolhendo o lixo e evitando atividades que possam causar maiores alterações no lugar.

Trekking

Trekking é uma palavra de origem sul-africana com variadas traduções, e dentre elas a mais utilizada seria uma longa viagem. Entretanto, no Brasil não se utiliza tanto a duração da viagem para se descrever um trekking. 

O termo costuma ser utilizado quando se está referindo a um trajeto em meio a natureza realizado por um pedestre. Se caracterizando por ser mais desafiador e com um certo aspecto de inexplorado, com pouca sinalização e alguns obstáculos a serem superados.

Para essa modalidade é necessário algum preparo em relação aos equipamentos, além de ter boa orientação, muitas vezes necessitando de um guia. Uma vez que o caminho não é sempre bem delimitado, por vezes se faz necessário pernoitar e continuar no dia seguinte.

Por ter esse lado mais instigante, o trekking costuma testar limites com os seus obstáculos. Ao passo que se torna uma aventura com uma grande recompensa no final. Além de chegar ao local desejado, traz uma sensação boa de objetivo concluído.

Trilha

Algumas têm partes que podem ser feitas de carro ou de moto, para depois seguir caminhando. Na trilha não é tão comum a necessidade de orientação. Uma vez que o caminho é explicito e bem delimitado, com alguma sinalização e trechos bem marcados, sem muitos obstáculos e com o objetivo de chegar a um lugar.

Hiking ou caminhada

A palavra Hiking costuma ser usada nos Estados Unidos e Canadá para se referir a uma longa e vigorosa caminhada. No Brasil utiliza-se o termo quando se tem uma caminhada onde a recompensa não está no final, mas no trajeto em si. Não costuma ser tão desafiadora, com poucos ou mesmo nenhum obstáculo.

O hiking é comumente praticado como lazer para relaxar e curtir a paisagem, ou seja…um bate volta em lugares como praias, florestas, para ver o por do sol, entre outros.

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

Por: Beth Crisko

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *