INSTAGRAM: COMO TIRAR FOTOS DE VIAGEM⋆ Viagem com Beth

Dicas

DICAS PARA TIRAR FOTOS INCRÍVEIS DE VIAGENS PARA INSTAGRAM

25 de janeiro de 2020

Dicas tirar fotos instagram  - Beth e Nina Dog

Você viajou para um lugar lindo, ensaiou as melhores poses, fotografou tudo e já até pensou em como organizar as fotos no seu Instagram, mas chegou na hora de postar as fotos e elas não retratam a beleza da viagem em si? 

Se você se identifica com essa situação, acredite: você não é o único. Mas aqui vai uma boa notícia – esse post está recheado de dicas que te ajudarão a tirar as melhores fotos incríveis de viagens para o seu Instagram!

Antes de tudo, você sabe como investir na fotografia? E não, não é só sobre comprar lentes e acessórios caros, e sim entender melhor os aspectos da fotografia, tanto na parte teórica, quanto na parte material. Em ambos os casos, você pode investir de forma efetiva gastando muito pouco ou nada!

Investindo na Teoria – Aproveite o Instagram

Araripe - Ba
Araripe- BA

Se você já segue perfis de viagem e presta atenção nas fotos que outras pessoas postam, você está investindo em conhecimentos de fotografia. Afinal, saber do que você gosta numa foto é essencial na hora de fazer o clique perfeito, então use o Instagram ao seu favor!

Sejam retratos ou paisagens, analise as fotos que te agradam. Veja de onde vem a luz, como a imagem se distribui na tela, se tem algo particular que chama a atenção, como a pessoa se posiciona em relação ao lugar e à luz, observe as poses e tudo que te faz gostar da imagem. Você pode até pesquisar o destino da sua viagem e ver como as pessoas tiram fotos lá. A ideia não é copiar as fotos, mas buscar alguma inspiração.

Existem milhares de cursos de fotografia disponíveis na web, dos mais variados preços e com os mais variados focos. Eles são de fato, muito interessantes, mas se por enquanto eles não são uma opção, não desanime!

Com a quantidade de informação disponível online, não falta material e dicas como essas aqui, que podem te ajudar a fotografar muito melhor. Um conselho muito importante em relação a essas dicas é coloca-las na prática. Experimente tudo, veja o que funciona para você, e se não funcionar, você sempre pode pesquisar um pouco mais!

Investindo na Prática – Conhecendo o seu Equipamento

Antes de pensar em comprar mil e uma coisas para usar nas fotos, é essencial que você conheça o que já tem em mãos, assim você poderá usar o máximo do que o seu equipamento pode oferecer. Então, aqui vão algumas dicas de como aprimorar os seus cliques de viagem para o Instagram sem precisar trocar o dispositivo!

Cuidados Com As Lentes

Estar com tudo limpinho é essencial. Comece limpando a câmera, o celular, por exemplo, é um dispositivo que fica em constante contato com as nossas mãos, e daí podem surgir marcas de dedos na lente.

Uma lente suja resulta numa foto embaçada. Para limpar a lente, use o pano mais macio que você encontrar, fazendo movimentos circulares e evitando apertar. O ideal é ter uma flanela reservada para isso, mas você pode usar uma camiseta.

Se a lente do celular ou câmera estiver arranhada, a foto pode sair embaçada mesmo depois de limpar. Então, tente usar capinhas protetoras ou case, no caso da câmera, e sempre evite deixar o dispositivo próximo a objetos pontiagudos, como chaves ou canetas.

Armazenamento e Bateria

Parece uma dica boba, mas é sempre bom estar atento. Para evitar imprevistos, na noite anterior ao passeio, se certifique de que a bateria do dispositivo esteja cheia e, se você tiver uma bateria extra ou um daqueles carregadores portáteis, leve com você.

Quanto ao armazenamento, verifique se tem o suficiente para fazer as fotos e vídeos que você deseja – quanto mais espaço, melhor. Caso não tenha, você pode apagar alguns arquivos e aplicativos que não usa ou que possam ser reinstalados depois da viagem. Ou transferir os seus arquivos para um computador ou para a nuvem.

Encontre o Cenário Ideal Para a Foto do Instagram

Agora que a lente está limpa, os cuidados estão em dias, a memória está livre e a bateria cheia, é hora de escolher o cenário para a sua foto! Cuide muito bem do que vai aparecer em sua foto de viagem. Tanto em ambientes urbanos quanto naturais, se certifique de estar a uma distância boa para enquadrar o que você quer fotografar por inteiro.

Se não for possível, tente se abaixar e fotografar de baixo para cima. Sempre prestando atenção em todos os detalhes que aparecem na sua foto. Uma praia limpa fica muito mais bonita, inclusive na foto. Então, se houver lixo no seu cenário, você pode recolher e colocar numa sacola, mesmo que você não tenha sujado. Assim, além de garantir uma foto linda, você ajuda a preservar o meio ambiente.

Iluminação é Tudo

Eu sei, sim, você já deve ter se cansado de ouvir isso. Mas o fato é que uma boa iluminação faz toda a diferença. O ideal é sempre utilizar uma luz natural e se for necessário fotografar de costas para a luz, evitar que as pessoas ou objetos saiam “faltando pedaços” por causa da luz.

O flash é um recurso para ser utilizado somente em último caso, já que ele pode deixar a imagem um pouco artificial. Em ambientes com pouca iluminação, tente configurar a câmera de acordo com as próximas dicas antes de ligar o flash.

Tome cuidado com sombras indesejadas. Numa selfie, por exemplo, tenha cuidado para que a sombra do seu braço não cubra parte do seu rosto, a não ser que essa seja a sua intenção.

Investindo na Prática – Configurando a Câmera

O modo automático da câmera realmente salva vidas quando se trata de adaptabilidade, mas se você quer algo mais específico, entender um pouco e configurar a câmera ou celular manualmente fará com que as suas fotos para o Instagram fiquem ainda melhores.

ISSO (International Standarts Organization)

ISO é uma medida que indica a sensibilidade do equipamento à luz. Quanto maior, mais luz é percebida pelo sensor da câmera, o que pode deixar a imagem granulada e/ou com a luz estourada. Por isso, configure o aparelho levando em conta a iluminação local, quanto menos luz, maior deve ser o ISO.

Velocidade do Obturador

De forma bem simplificada, é a velocidade com que a imagem é fotografada. Ou seja, uma velocidade alta permite congelar objetos em movimento, ideal para fotografar viagens que envolvam esportes ou animais e crianças. Uma velocidade mais lenta aumenta a chance de borrões na foto, pois fotografa uma pequena trajetória.

Grades da Câmera

Talvez você não saiba, mas um método que ajuda muito no enquadramento da imagem são as grades da câmera. Esse recurso está disponível na maioria das câmeras e celulares, e pode ser ativado nas configurações. 

Com as grades, você pode alinhar a imagem para dar destaque a algo específico, se atentar à simetria da foto e à linha do horizonte. Essa regra é válida tanto para fotos do lugar quanto retratos, ajudando bastante a evitar cortar o topo da cabeça ou cabelo e os pés da fotografia.

Edição de Imagens para o Instagram

Não são só aplicativos pagos que fazem boas edições. Existem diversas opções disponíveis na loja do seu smartphone, mas se você prefere não baixar um, pode usar o próprio Instagram. Ajustar o brilho e o contraste ajudarão a balancear a sua foto, enquanto a temperatura pode dar um aspecto ensolarado. 

Estrutura e nitidez servem para melhorar a nitidez da foto, mas tenha cuidado para não deixar muito granulado. Existem várias funções e é importante ir testando, pois cada imagem pede um tratamento diferente.

Criatividade é o Forte do Instagram

Dicas tirar fotos instagram - Beth e Nina dog

Por fim, mas não menos importante, use a sua criatividade! Teste diferentes ângulos e enquadramentos, de longe, de perto… Use os conhecimentos que você adquiriu sobre fotografia na prática, e você logo verá que as fotos ficaram cada vez melhores. Vá testando com diversos equipamentos, mas importante é começar com o que você já tem, até mesmo seu celular, uma foto incrível vai além de uma câmera profissional, coloque sua criatividade pra fora.

DICAS DE COMO TIRAR FOTOS SOZINHA

INSTAGRAM: BETH CRISKO | NINA DOG

Por: Beth Crisko

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *