TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIRCUITO DAS PRAIAS EM PRADO ⋆ Viagem com Beth

Bahia Costa da Baleia Destinos Nacionais Nordeste

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIRCUITO DAS PRAIAS EM PRADO

21 de outubro de 2019

O BRASIL RENASCE ONDE NASCE

Se você tá procurando um roteiro sossegado e tropical, numa região cercada por palmeiras e falésias, esse post é perfeito para você. Ideal para levar a família, os amigos e o melhor, totalmente liberado para o seu dog curtir junto.

O nosso circuito começa em Prado, as 5h30 da manhã, com a companhia da Nina e conduzido pelo Pradinho, guia/condutor particular da região e que costuma fazer uns roteiros personalizados e mais alternativos. Fomos parando nas praias, onde eu curti um pouco a paisagem e aproveitei o cenário belíssimo para fazer algumas fotos, depois pretendo curtir a orla num outro dia com mais calma.

Até Cumuruxatiba são 32 km, foi lá onde almoçamos e retornamos para Prado por volta de 16 h. O caminho é paradisíaco, com algumas praias com pouquíssimas ou até mesmo nenhuma pessoa. Por isso, uma dica é encher o tanque do carro antes desse passeio, já que não tem muitos postos de gasolina no trajeto.

Prado

Situada exatamente na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias, Prado tem registrado em sua história o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, na foz do rio Cahy, antes de chegar a Porto Seguro.

Cidade onde Cabral descobriu esse paraíso de praias espetaculares,

Com 84 km de praias semi-virgens, Prado está situado no extremo sul da Bahia e é famoso pelo seu cenário paradisíaco e pelo sossego, sem aquela agitação de lugares mais badalados. Além disso, foi aqui que Cabral avistou o Monte Pascoal. Hospedagem? Conta com boa infraestrutura, total tranquilidade, diversos opções de passeios e lazer para todos os públicos, incluindo casais e famílias e pousadas que aceitam seu dog também.

As belezas naturais que se concentram em Prado dispensam maiores apresentações. Para os que desejam relaxar, suas lindas praias, o mar de águas mornas, as piscinas naturais, o sol quente e a brisa suave proporcionam ao turista a sensação de paz e tranquilidade.

Praia Novo Prado

Uma praia que possui infraestrutura, onde as barracas de praia oferecem sombra e conforto aos visitantes, e, apesar disso, bom para desfrutar de alguma tranquilidade. Bem centralizada e próxima as pousadas, hotéis, restaurantes, ideal para toda família.

Praia de Guaratiba

Ainda em Prado, apesar de ser um pouco afastada da cidade. Tem um bairro e um balneário que levam o mesmo nome. Uma praia limpa e tranquila, com uma vista linda, porém sem tanta infraestrutura, no caso de passar mais tempo por aqui é bom levar algo para comer.

Praia do Farol

Uma praia mais famosa e turística, que oferece uma infraestrutura com calçadão, pousadas, bares e quiosques, acaba sendo a praia mais visitada de Alcobaça, com vários coqueiros, é um bom lugar para passear com as crianças e dogs, além de render boas fotos.

Praia de Nova Viçosa – Envolta pela natureza e bastante tranquila, com areia bem branquinha, e água morna no período de julho, época em que as baleias jubartes fazem suas aparições.

Alto das falésias

Parada obrigatória para curtir aquele visual que só Prado proporciona do alto das falésias, um contraste com a areia branquinha no alto das falésias, embaixo cor alaranjada das mesmas, azul do mar e o verde dos coqueiros.

E ali você fica pode contemplar por muito tempo essa beleza.

Praia das Ostras

Uma praia tranquila, com areia dourada e fina, águas calmas, mornas e transparentes, onde as águas dos rio das Ostras desagua formando piscinas naturais, e, para completar as paisagem, temos a vista dos precipícios a esquerda, dando, junto a vegetação que envolve e emoldura a praia num visual rústico e paradisíaco. É uma praia de fácil acesso por uma estrada de terra, porém também sem infraestrutura para turistas.

Praia da Paixão

De fácil acesso, com infraestrutura e também ótima para as crianças e seus dogs brincarem na grande extensão da areia ou nas piscinas naturais formadas pelo riacho da Paixão, que desagua na praia. As águas são rasas, calmas e morninhas, areia branca e fina, a paisagem se completa com os recifes e os despenhadeiros ao redor.

Praia do Tororão

De fácil acesso, possui um restaurante na parte de cima da praia com uma visão privilegiada e embaixo com a maré baixa pode-se aproveitar com segurança e tranquilidade que a beleza natural da praia proporciona.

Temos uma queda d’água refrescante, com cerca de 3 metros de altura que “brota” em meio as falésias.

Praia Japará Grande

Deserta e sem infraestrutura, porém uma amostra completa dos ecossistemas, com recifes, manguezal, trechos de mata atlântica, falésias e um pequeno rio que desagua no mar. Perfeita para passar o dia. Possui apenas um restaurante no local, caso queiram atravessar o rio é cobrado uma taxa de R$5,00 por pessoa, e com maré baixa ou quem sabe nadar bem, consegue atravessar tranquilamente.

Praia da Ponta do Moreira

Uma pequena baía com formato de ferradura, contornada por coqueiros e despenhadeiros, adequada para banho em todas as marés. Ao lado direito você faz uma pequena caminhada até na parte de baixo bem na ponta, e do outro lado um pouco mais deserta mas ambas com a beleza singular, com maré baixa aproveita-se o dia inteiro. Recomendável levar bebidas, lanche, pois não há infraestrutura no local. E sempre lembrar de recolher seu lixo, claro.

Praia de Cumuruxatiba

A vila de Cumuruxatiba, a 32 km de Prado, é um dos pontos mais procurados por brasileiros e estrangeiros que buscam tranquilidade em suas deslumbrantes praias de natureza exótica e faz parte do circuito das praias.


Cumuruxatiba em si é um arraial simples, logo na entrada tem o Rio Cumuruxatiba formando uma piscina natural, onde algumas pessoas gostam de nadar ou apenas mergulhar para tirar o sal.

Barra do Cahy

O acesso pode ser feito pela areia com maré baixa (vindo de Cumuruxatiba), de barco ou de carro até a fazenda Glória que é o único acesso para a praia e que possui restaurante.


Chegando na fazenda Glória tem opção de fazer uma trilha que vai até a Praia do Calambrião, com duração de 20 a 30 min.


 Tanto a trilha quanto a praia são lindas, e entre as duas praias tem um córrego onde o pessoal pode se banhar. Na praia possui várias árvores e sombra, mas também sem infraestrutura.

Foi instalado na praia uma cruz e uma placa semelhante a um pergaminho. Na placa está escrito trecho da carta de Pero Vaz de Caminha que descreve, segundo os pesquisadores, a praia de Barra do Cahy.

É oficialmente considerada a primeira praia do Brasil desde 2017. Lugar perfeito pra passar o dia. Caso queira pernoitar, o local oferece local para você acampar (paga conforme número de pessoas, e quantidade de dias a combinar).

______________________________________________________________________________

Guia Pradinho /contato: (73) 99984-5008)

Passeios em Prado e região personalizados, valores a combinar conforme roteiro e número de pessoas.

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO

Por: Beth Crisko

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *