ROTEIRO DE UM DIA EM PRADO – BA ⋆ Viagem com Beth

Destinos

ROTEIRO DE UM DIA EM PRADO – BA

20 de outubro de 2019

CAPITAL DAS BALEIAS JUBARTES

O município de Prado, com suas belíssimas praias e cenários encantadores, já foi apelidado de “Caribe do Nordeste” e fica localizada na Costa das Baleias, no sul da Bahia, a 789 km de Salvador e a 208 km de Porto Seguro.

De acordo com grande parte dos historiadores, no rio Caí, na cidade de Prado, foi onde desembarcou a frota de Pedro Álvares Cabral, em 23 de abril de 1500, se apossando do Brasil em nome de Portugal.

Prado é uma cidade central onde os turistas costumam se hospedar para ir aos passeios em Cumuruxatiba, Abrólhos, Alcobaça, Barra do Cahy e também Corumbau; além de ser considerada a capital oficial das baleias jubartes, título que ilustra sua beleza natural e preservação, atraindo não só os turistas, mas também estudiosos da vida marinha.

Festival Gastronômico

Do dia 11 ao dia 20 de outubro está acontecendo um festival gastronômico em Prado, bastante conhecido e acontece anualmente, cada vez com um tema diferente. A gastronomia é bastante diversificada, com música ao vivo e algumas atrações, todas abertas ao público gratuitamente.

Participam do evento restaurantes e as lanchonetes da cidade, sendo que eles têm que desenvolver um prato conforme o tema escolhido, exclusivamente para o festival.

Primeiro dia em Prado

Balneário de Guaratiba e caminhada até o rio da Barra

Esse roteiro (e alguns dos próximos) foram realizados em parceria com um guia local, o Pradinho (contato: (73) 99984-5008), que é o único guia credenciado da região. Do centro de Prado, fomos pela rodovia BA-001, a viagem dura cerca de 15 min de carro, e chegamos ao Balneário de Guaratiba, um lugar muito bonito e bem preservado, onde a decoração e o paisagismo ficam por conta da própria vegetação nativa, dando um ar agradável e cheio de vida.

Guaratiba

Além do turismo, a natureza é priorizada de modo que o lugar conta com bastante organização na sua infraestrutura, com espaço demarcado por cordas em quase toda a praia, a fim de evitar invasões e vandalismos na área.

Saindo do Balneário, fizemos uma rota caminhando pela praia de Guaratiba, durante aproximadamente 25 min, até chegarmos ao Rio da Barra, onde acontece o encontro das águas do rio com o mar.

A maré nesse dia estava alta, então não para chegar tão perto, na maré baixa teríamos uma visão ainda melhor rs. Se você ainda não souber como olhar a maré no dia do passeio, pode dar uma olhada nesse post sobre como usar a tábua de marés, não é difícil.

Rio da barra

Pôr do sol no píer

Pier

Ainda assim consegui ver uma parte do encontro, aproveitei a paisagem para fazer algumas fotos e depois retornamos. De volta ao centro de Prado, fomos ao píer, onde o cair da tarde acontecia bem a tempo de finalizarmos o dia contemplando um belo pôr do sol.

Pôr do sol no pier

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

Guia Pradinho /contato: (73) 99984-5008)

Passeios Prado e região personalizados, valores a combinar conforme roteiro e número de pessoas.

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *