PRAIA EM PRADO: AS 2 MELHORES EM 1 DIA ⋆ Viagem com Beth

Bahia Costa da Baleia Destinos Nacionais Nordeste

DICAS PARA CURTIR AS DUAS MELHORES PRAIAS DE PRADO – BA EM UM DIA

24 de outubro de 2019

PRAIA EM PRADO | BARRA DO CAHY E PRAIA DO MOREIRA

Praia em Prado: Praia e Ponta do Moreira

Se você o leu o post do Circuito das Praias, vai perceber que eu já estive não só na praia da Ponta do Moreira, como também na praia da Barra do Cahy -BA.

Mas como foi rapidamente, para visitar e fazer o roteiro do circuito das praias, resolvi retornar para explorar as duas melhores praias que visitei em Prado.

Uma vez que nas duas praias existem trilhas, dá para aproveitar dois tipos de passeios em um único lugar, um lado praia e outro trilha. Além disso, é claro, fotografar, sempre ficar de olho na tábua de maré.

Praia em Prado: Praia e Ponta do Moreira

Praia em Prado: Praia e Ponta do Moreira

Uma vez que a maré baixa estava prevista para o meio-dia, esse roteiro começou um pouco mais tarde, saindo de Prado às 8h, com o guia local, Pradinho. Assim, são mais ou menos 40 km de distância da cidade de Prado, não fizemos paradas no caminho, e a nossa primeira parada foi na Ponta do Moreira.

Praia em Prado: Praia e Ponta do Moreira

Quando você chega de carro, de frente para a praia, ao lado direito tem uma trilha que dura aproximadamente 15 min até chegar embaixo na praia, e na parte de cima tem visual incrível do mirante. Descendo, logo numa curva tem o nome ‘Ponta do Moreira’, realmente uma ponta mesmo.

Praia em Prado: Praia e Ponta do Moreira

A maré naquele horário já estava baixando, então deu para desfrutar bastante e fazer umas fotos bem bacanas.

 Logo depois eu retornei pela trilha mesmo, o único jeito de ir pela praia é quando a maré estiver muito seca, por que tem muitas pedras. Caso contrário, não é aconselhado ir.

A Nina Dog ficou no carro com o guia, enquanto eu explorava o lado esquerdo. Na praia não tinha ninguém além de mim, e esse é o normal mesmo, a praia é bem deserta e não tem infraestrutura, nenhuma barraca. Assim, se a sua ideia for ficar por lá, é bom levar um cooler com água, bebidas e comidas. Depois de fazer algumas fotos, voltei para o carro.

Praia em Prado: Barra do Cahy 

  Primeira praia do Brasil

Praia em Prado: Barra do Cahy
Praia em Prado: Barra do Cahy  – a 1ª praia do Brasil

Saindo da praia do Moreira direto para a Barra do Cahy, que fica em Cumuruxatiba, a 18 km do centro, numa estrada não asfaltada entre as fazendas Glória e Cahy. Na fazenda Glória tem um acesso para a praia e um restaurante, que é o único que tem por ali. 

Praia em Prado: Barra do Cahy

Chegando na Barra do Cahy tem uma trilha a direita que vai até a Praia do Calambrião, com duração de 20 a 30 min, todas essas trilhas que eu estou mencionando são de fácil acesso, bem tranquilas, mas é bom se atentar ao horário por conta do sol. 

Tanto a trilha quanto a praia são lindas, e entre as duas praias tem um córrego onde o pessoal pode se banhar. Na praia tem várias árvores e sombra, mas também sem infraestrutura.

Voltando, almoçamos uma moqueca nesse restaurante da fazenda, o cardápio é bem legal, tem frutos do mar, bebidas e outras opções. Depois caminhamos por 10 minutos pelo lado esquerdo, onde tem o encontro do rio com o mar e algumas falésias muito bonitas no entorno.

Tem também um marco, foi colocada uma cruz e uma placa parecida com um pergaminho com os dizeres “primeira praia do Brasil”, o lugar tem águas claras e um ar paradisíaco, e após várias pesquisas estudiosos descobriram que o lugar descrito por Pero Vaz de Caminha na carta ao Rei de Portugal é a própria Barra do Cahy. 

O título foi recebido em 2017, e uma prova da veracidade é que se pode avistar o Monte Pasqual da praia facilmente, que segundo os registros, teria sido a primeira parte do território visto pela tripulação das Caravelas Portuguesas.

Um resumo da história…

Do Monte Pascoal e dos Parques Nacionais do Descobrimento é que vêm as nascentes do rio Cahy. E é isso o que torna as águas extremamente limpas e cristalinas, com poucas alterações do que foi visto pelos colonos. O mergulho é uma boa dica para aproveitar o rio.

A Foz do Rio Cahy recebeu esse nome por conta do cair da tarde daquele dia, 22 de abril de 1500, onde desembarcou a caravana capitaneada por Nicolau Coelho, e foi feito o contato com os indígenas tupiniquins. O Monte Pascoal, por sua vez, foi nomeado homenageando a semana de Páscoa. 

Por ali eu fiz algumas fotos, atravessei o rio e fui bem para o meio. Onde no encontro entre o rio e o mar tem um banco de areia. No entanto, é recomendável que você tenha bastante cuidado e vá apenas durante a maré baixa, já que na alta pode vir a ser perigoso e causar algum acidente.

Pôr do Sol em Prado e um cafezinho bem diferente

Pôr do sol no cais em Prado

Logo após sairmos da Barra do Cahy, retornamos para Prado ainda a tempo de ver o sol se pôr, de novo ali no cais da cidade. Certamente um espetáculo! Lá é cheio de maritacas, e elas fazem um balé em voo, mergulhando no ar, girando e cantando.

O café

Belo Café / Prado

Depois do pôr do sol, eu e a Nina fomos ao Belo Café, uma cafeteria bem charmosa e colorida, localizada no centro da cidade. Sua decoração une o retro à bela cultura nordestina. Unindo, desse modo, estampas em chita, enfeites de crochê com máquina de datilografar, vitrola. Além disso, há uma estante recheada de discos de vinil e um espaço destinado a apresentações, trazendo todo um encanto musical.

A gastronomia é bem apurada, sanduíches bem montados, doces e cafés muito gostosos, além de uma equipe super atenciosa. Ademais, o cardápio também é muito criativo e original, que é capa de vinil. O café não chega a ser pet friendly, pois não tem nada específico para isso ali. Mas seu pet é bem vindo a entrar com você.

_________________________________________________________

Guia Pradinho|Contato: (73) 99984-5008

  • Passeios em Prado e região personalizados, valores a combinar conforme roteiro e número de pessoas.

Por: Beth Crisko

2 Comentários

  1. Pradinho disse:

    Olá. Gratidão!!!!

  2. Beth Crisko disse:

    É nessas horas que falo…como é bom viajar, pois proporcionam conhecer pessoas iluminadas assim como vc Pradinho. Nós que agradecemos. Espero breve retornar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *