O QUE CONHECER EM CANAVIEIRAS EM APENAS UM DIA ⋆

Costa do Cacau Diário,

O QUE CONHECER EM CANAVIEIRAS EM APENAS UM DIA

27 de outubro de 2019

BELMONTE À CANAVIEIRAS

Navegando em um Paraíso Natural

Prefeitura de Canavieiras
PREFEITURA CANAVIEIRAS

Para comemorar o meu aniversário este ano em Canavieiras, eu e a Nina saímos de Arraial d’Ajuda até Santo André no sábado 26/10, distância cerca de 40 km. Dormimos em Santo André para sair bem cedinho, fui com uma amiga que mora na região, a Cintia, para irmos nós três para o passeio de barco

EU E CÍNTIA (AMIGA)

Pela manhã, saímos de carro com destino a Belmonte, cuja distância é aproximadamente 45 km, levamos 50 min até lá. Deixamos tudo previamente combinado com o barqueiro Miguel, que faz este passeio exclusivamente. Como a travessia precisa ser feita com a maré baixa, importante sempre olhar a tábua de maré, o passeio precisava começar até no máximo as 9h30.

Conhecendo Centro Histórico de Canavieiras

CENTRO HISTÓRICO

Você pode acertar o passeio da maneira que preferir com o Miguel realizando paradas na ida ou na volta, eu preferi fazer na volta, é a parte que eu mais gosto e cria-se aquela expectativa boa com novidades para o retorno, além de não gastar toda a sua energia de uma vez. Na ida fizemos apenas uma parada durante a travessia em um enorme banco de areia chamada Barra do Peso onde acontece o encontro das águas do rio com o mar.

BARRA DO PESO

Depois seguimos direto até Canavieiras, o percurso total leva pouco mais de 1h. Chegamos à cidade por volta das 11h e fomos conhecer a parte histórica.

ACESSO A PRAIA PELA CIDADE

Canavieiras é uma cidade bem rica em biodiversidade, tendo presente em seu território o encontro da Mata Atlântica, Manguezal e Restinga (praia), além de ser cortada por diversos rios entre os manguezais e cercada por ilhas.

CENTRO HISÓRICO

O centro histórico é muito charmoso, com ruas de pedra, casarões dos séculos XVIII e XIX onde funcionam lojas e restaurantes. Além disso, a Igreja e o prédio da Prefeitura são construções muito bonitas. Não chegamos a ir as praias devido o tempo, apenas ao acesso onde cortar caminho que os moradores costumam usar para ir à praia e também devido tempo curto, o retorno seria as 14h para o barco voltar e fazermos o passeio no manguezal.

ENTRADA DA CIDADE

Passeio Manguezal, retorno

CANAVIEIRAS EM OUTRO ÂNGULO

O retorno leva mais tempo devido tempo de cada parada, leva em média 2h. Paramos nos manguezais, também é possível tomar banho de lama quando a maré está bem seca, nesse dia já não estava tão legal, acabamos optando por não fazer.

ILHA DAS GARÇAS

A Ilha das Garças, outro lugar onde paramos, é muito procurada devido banco de areia, do banho em lama negra e para observar garças. O total do passeio leva em média de 4h e 5h, incluindo a ida e a volta.

MANGUEZAL

Dentro de muitas passagens por dentro dos manguezais, passeio pelo rio Pardo, passamos e paramos em uma pequena comunidade chamada Campinhos, na qual a brincadeira das crianças é se divertirem tomando banho de rio e pulando do píer. Uma “vida simples”, mas regada de muita qualidade de vida em meio a natureza.

CAMPINHOS

Chegando a Belmonte e ficamos à beira rio, foi quando eu, Cintia a Nina voltamos para almoçar num restaurante chamado Taberna, na praça da Matriz, e finalizamos o dia apreciando pôr do sol de Belmonte, eu falo um pouco mais sobre ele no post O que você precisa conhecer em Belmonte BA.

PÔR DO SOL BELMONTE

SOBRE MEU NÍVER

CÍNTIA (AMIGA), NINA E EU

Escolhi há alguns anos que todo meu aniversário eu iria viajar, e assim foi por alguns anos e espero que seja pelo resto de minha vida.

Poder celebrar um dia na qual vim ao mundo viajando e ainda ter oportunidade de estar conhecendo lugares incríveis, conquistando novas amizades que se tornam uma família para mim é algo impagável.

E este roteiro com minha amiga Cintia foi algo memorável, pela companhia maravilhosa dela e pela experiência incrível de passar por dentro de diversos manguezais.

Gratidão!

___________________________________________________________________

CONTATO PASSEIOS BARCO BELMONTE/ CANAVIEIRAS

Roteiros personalizados, valores a combinar conforme número de pessoas e destino.

Miguel/guia (73) 99983-2541

Por: Beth Crisko

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *