ANDARAÍ BA: O QUE VOCÊ PRECISA CONHECER ⋆ Viagem com Beth

Bahia Chapada Diamantina Destinos Nacionais Nordeste

O QUE VOCÊ PRECISA CONHECER EM ANDARAÍ?

12 de julho de 2019

Chapada Diamantina – BA
Placa Andaraí BA

Quem acompanha meus roteiros já sabe que a Chapada Diamantina mora no meu coração, e como já fui algumas vezes, fiz muitas amizades por lá também. De fato, é um lugar com uma energia surreal, as pessoas muito acolhedoras, e é onde eu sempre volto para recarregar minhas energias, e saio sempre com a vontade de retornar. Então, desta vez fui retornando à casa de amigos, na cidade de Andaraí – BA.

Andaraí é um município antigo localizado na região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que reúne uma arquitetura com prédios da metade do século XIX a uma espécie de paraíso natural. Assim, conta com cachoeiras, rio, praias e o típico estilo rústico e encantador que atrai tantos turistas à Chapada Diamantina.

A cidade fica a 100 km de distância de Lençóis e 43 km de Igatu e tem cerca de 15 mil habitantes. Além disso, é conhecida pelo garimpo e pela grande quantidade de cachoeiras em seu entorno, além de ser banhada pelo rio Paraguaçu.

Rua de Andaraí BA

Cachoeira Do Bocório

Beth na  Cachoeira Do Bocório Andaraí BA

Apesar de ser um ponto turístico um pouco desconhecido de Andaraí, a Cachoeira Bocório fica a cerca de 50 min do centro da cidade. Em suma para chegar até lá fazemos uma trilha de nível fácil, com duração de 40 min seguindo pela mesma trilha que vai para a cachoeira das Três Barras II, por rochas e vegetação.

A cachoeira não é tão grande, mas o lugar é lindo e por não ser uma atração tão famosa, não tem tanta gente e dá para curtir bastante. Geralmente vai com um guia, mas fui com alguns amigos. Aliás, dizem que o nome da cachoeira é Bocório por conta de um garimpeiro de mesmo nome que atuava nessa área.

Rio Paraguaçu

Rio Paraguaçu

Na volta passei pelo rio Paraguaçu, que fica pertinho do centro de Andaraí. O lugar se chama praião por conta da grande quantidade de areia presente. E apesar de não ser tão vendido turisticamente, é uma opção incrível tanto para banho quanto para fotografar.

Mirante de Andaraí – BA

Mirante de Andaraí

Para fechar o dia com chave de ouro, quando saí do rio Paraguaçu fui ao mirante de Andaraí. E então assisti a um espetáculo natural de cores e luz durante o pôr do sol.

Andaraí

Em síntese é um lugar fantástico, eu particularmente amo a Chapada Diamantina e seus encantos, e quem for a Chapada, não deixe de conhecer Andaraí.

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

PARA MAIS SOBRE A CHAPADA DIAMANTINA, SIGA O INSTAGRAM!

Por: Beth Crisko

7 Comentários

  1. Denise Crivelli Nascimento disse:

    Oi
    confesso que nunca escutei falar dessa cidade, parece ser um lugar bem bonito e relaxante para fugir da rotina corrida do dia a dia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

  2. Que cidade linda! Confesso que estranhei o nome de Andaraí no começo, pois aqui no Rio de Janeiro temos um bairro com esse nome e tem nada disso aí não… kkk
    Mas brincadeiras a parte, Andaraí baiano é lindo demais! S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

  3. Beth Crisko disse:

    É um lugar realmente que transmite paz, ótimo para descansar, desopilar, fazer trilhas, energizar-se. Bom poder compartilhar um pouco dos lugares que conheço e fazer com que mais pessoas assim como você também possam conhecer virtualmente e instigar a ir pessoalmente desfrutar dele. Grata! Bjs

  4. Beth Crisko disse:

    Oi hanna,

    Fico feliz em poder compartilhar minhas viagens, experiências com outras pessoas, assim como você, e assim instigar a ir conhecer pessoalmente. É uma cidade pouco divulgada turisticamente na Chapada Diamantina BA, talvez por não ter tanta infraestrutura, mas que assim vale muito mais a pena ser visitada pelo sossego e pela preservação, e claro…pelas belezas naturais que exibe. Quando for a Bahia/ Chapada Diamantina, não deixe de conhecer esta cidade maravilhosa. Grata pelo carinho, bjs.

  5. Oi, Beth.
    Que lugar incrível.
    Não conhecia e agora já anotei pra ficar de opção pras próximas viagens.
    Bela postagem.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

  6. Beth Crisko disse:

    Oie Diego,

    Fico feliz que tenha gostado, e pessoalmente irá amar. Quando for na Chapada, não pode deixar de ir a Andaraí – BA. Grata pelo carinho. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *