SANTO ANDRÉ – BA ROTEIRO ALTERNATIVO ⋆ Viagem com Beth

Bahia Destinos Nacionais Nordeste

SANTO ANDRÉ – BA ROTEIRO ALTERNATIVO

25 de abril de 2019

PRAIA DO BOBOCA E PRAIA DO GUAIÚ

Estive há pouco tempo em Santo André, em um bate volta e não deu para conhecer o vilarejo direito, mas havia me apaixonado, resolvi voltar, e para quem não leu o post do roteiro, vou deixar o link no final deste para lerem sobre o roteiro de um dia. Mas o pequeno vilarejo de Santo André esconde muitos mais encantos do que parece, e acabou por render muitos roteiros por lá. Me hospedo sempre pelo AIRBNB, porque dá para encontrar alguns lugares ótimos e aconchegantes com preços legais.

Praia de Santo André

Na praia de Santo André eu fiquei hospedada num lugar fantástico, são vários chalezinhos que ficam dentro de uma pousada, como se fosse um condomínio. A pousada fica bem perto do mar, andando poucos metros já chega à areia, uma maravilha. De manhã eu dei uma caminhada pela praia e aproveitei para recarregar as energias em meio a toda aquela paz que o lugar carrega – os pés na areia, vento no rosto, rodeada do azul do céu e do mar, recomendo a todo mundo uns momentinhos assim.

(HOSPEDAGEM AIRBNB)

COMO CHEGAR:

A vila de Santo André faz parte de Santa Cruz de Cabrália, que fica a 27 km de distância de Porto Seguro – BA. Saindo de Porto Seguro, você pega a rodovia 367, ela passa por umas praias, então a paisagem da sua viagem está garantida. Eu tenho um post com algumas dicas para mulheres viajando de carro, vou colocar o link aqui no final. Depois de chegar a Cabrália, é necessário atravessar o Rio João de Tiba numa balsa, o carro pode ir junto, não tem problema. A viagem total de carro de Porto Seguro até Santo André dá cerca de 1h de duração, e como o trajeto passa por alguns pontos turísticos, você já pode ir com a câmera preparada para tirar algumas fotos!

Estátua de Santo Antônio/mirante

Um pouco mais tarde, por volta de meio dia, eu fui de carro ao vilarejo de Santo Antônio, fica poucos minutos de Santo André. O lugar é maravilhoso e não é tão visitado pelos turistas, e lá tem a estátua de Santo Antônio e uma vista incrível lá do alto.

O acesso é não é fácil por falta de sinalização, mas de longe se avista a estátua bem no alto, e onde você vai se guiando por ela (risos). O local é meio deserto e está abandonado (pelo menos no dia que fui) lá em cima e não tem guia turístico no espaço, nesse caso, o que me guiou foram as pesquisas na internet e deu tudo certo, então recomendo a dar uma olhada nos sites sobre o lugar.

Mas vale a pena ir conhecer e apreciar o visual das praias lá do alto.

Praia do Boboca

Saindo do Santo Antônio fui à praia do Boboca, fui por uma indicação que recebi. Fica bem perto e tem uma sinalização ótima, com placas.

Preciso avisar que quando eu digo roteiro alternativo é dizer alternativo mesmo, então na maioria dos lugares não tem van ou ônibus para chegar, e o acesso precisa ser feito ou com carro próprio, ou contratando os serviços de alguém ou algum veículo por conta própria.

No local tem um restaurante chamado Maroca, é bem famoso na região, mas eu preferi seguir em frente e ir até Guaiú e almoçar por lá.

Praia de Guaiú

Na sequência da praia do Boboca, eu visitei a praia de Guaiú, da outra vez que fui, foi muito rápido, e dessa resolvi ficar mais tempo e curtir o local.

Fica a 14 km para o norte, onde o rio Guaiú desagua no mar numa cena extraordinária, com um que paradisíaco.

Aproveitei o cenário para fazer algumas fotos, e ainda conheci o restaurante de fogão a lenha da Maria Nilza, um lugar muito bem decorado, no estilo rustico e com uma pegada bem ecológica e consciente, ela não usa copos descartáveis nem canudos de plástico, só os de metal, e a decoração inclui até os banheiros, que são em tocas no estilo indígena. Tive uma conversa muito agradável com a Nilza, ela me disse que mora no lugar há 25 anos, e que abriu o restaurante há cerca de 15 anos.

Nilza assim conhecida é daquelas pessoas que você se apaixona logo quando chega, tem uma energia incrível e receptividade fora do sério.

Quando irem a Porto Seguro / Arraial de Ajuda/ Cabrália, não deixem de irem até lá, vão se surpreenderem com o lugar.

CONTATO RESTAURANTE MARIA NILZA:

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *