Bahia Costa do Descobrimento Destinos Nacionais Nordeste

ROTEIRO DE UM DIA TRANCOSO E PRAIA DO ESPELHO/BA

9 de abril de 2019

Voltei para Porto Seguro para fazer o roteiro de Trancoso e mais 5 praias da região. Comecei o roteiro às 7:00 no Quadrado de Trancoso. Optei por chegar cedo para encontrar o local mais vazio. Além disso, para conseguir fazer todo o roteiro em um dia só!

Quadrado de Trancoso

O lugar abriga uma igreja antiga construída em 1656, a Igreja de São João Batista, e algumas casinhas coloridas que outrora foram moradias. Mas, hoje em dia viraram lojas e restaurantes.

De dia é um ótimo lugar para apreciar as construções antigas. Também há o mirante que possui um visual incrível das praias.  A noite, o clima muda para um tom mais romântico. Sendo assim, um ótimo passeio para casais. Aonde poderão desfrutar da calmaria e da ambientação do Quadrado.

Praia dos Coqueiros

Fiz o trajeto do Quadrado de Trancoso até a Praia dos Coqueiros de carro. É bem pertinho! Cerca de 1km apenas. Deixei o carro no estacionamento da praia e comecei minha caminhada.

Coqueiros é uma das praias mais populares de Trancoso. Por ter uma boa infraestrutura, na qual conta com quiosques, e ser de fácil acesso. Para quem não gosta de multidão, é possível andar mais um pouco e encontrar sossego.

Durante a maré baixa, o mar fica calmo e raso. Contudo, na maré alta, a água chega até os quiosques.

Praia do Rio Verde

Cheguei a Praia do Rio Verde a pé. Me deparei com um lugar calmo em todos os aspectos: sem multidão, águas calmas e com apenas um quiosque. A paisagem é perfeita para ficar admirando!

Próximo a praia, está a lagoa do Rio Verde, ótima para quem gosta de ficar fazendo a transição entre água salgada e doce.

Depois de visitar a Praia do Rio Verde, acabei voltando e segui para a Praia dos Nativos.

Praia dos Nativos

Esta praia fica perto do Quadrado de Trancoso e é considerada uma das melhores praias da Costa do Descobrimento.

Por ser mais próxima, como a Praia dos Coqueiros, é muito balada. Sua infraestrutura conta com muitos quiosques e hóteis.

Suas ondas não são muito agitadas. Ainda dá para aproveitar e banhar-se no rio que divide as duas praias (Coqueiros e Nativos). Foi o que eu fiz. (Risos)

Levei cerca de 4 horas para percorrer todas as praias até aqui. Depois fiz uma pausa para o almoço e segui para a Praia do Espelho.

  • Praia de Trancoso com melhor infraestrutura.

Praia do Espelho

O acesso à Praia do Espelho não é tão fácil. Pois, não possui sinalizações, o que dificulta um pouco o trajeto. Até lá foram cerca de 40 minutos de carro. Indo pela mesmo estrada de Caraíva.

Deixei meu carro no estacionamento. Custou R$20,00. Comecei o percurso a pé entre as praias que restavam.

A praia recebe esse nome, já que, na maré baixa suas águas refletem como um espelho e formam piscinas naturais. Sua visão espetacular faz jus ao reconhecimento de “uma das praias mais bonitas do Brasil”. Suas águas são calmíssimas. E a visão da falésia é espetacular!

Possui algumas barracas e hóteis. Apesar disso, não é tão frequentada. Talvez pelo difícil acesso.

Praia dos Amores

Vizinha da Praia do Espelho, na maré baixa, as duas formam uma praia só. De tão coladas que são! Também na maré baixa, se encontram as belíssimas piscinas naturais!

A praia é desértica e cercada de falésias. Perfeita para fugir de qualquer agito e passear com tranquilidade.

Praia do Outeiro

Por conta da condição favoravel de suas águas, esta praia é mais indicada para quem gosta de esportes áquaticos. Suas águas são mornas e sem correntezas.

A praia é bem deserta. Poucos turistas vão até lá. Aleḿ dos moradores e daqueles que estão hospedados no único condominio do Outeiro. Lá você poderá se deparar com um bar e restaurante da praia.

Essa parte do roteiro, a partir da Praia do Espelho, levou cerca de 3 horas para completar. Trancoso, sem dúvida, foi um lugar que valeu a pena visitar!

COMO CHEGAR

Existe diversas formas para chegar até Trancoso, uma delas é se você tiver em Arraial d Ajuda e gostar de fazer caminhadas pela praia com a maré baixa. (em torno de 1 hora e meia). Tem saídas de vans tanto de Porto Seguro, quanto de Arraial d’ Ajuda para Trancoso. Caso você estiver com algum veículo próprio, vai gastar em média 39 min (28,1 km) via Estr. de Trancoso, e a Praia do Espelho fica logo ao lado, mas tome cuidado pois não há muitas sinalizações indicando o local.

LINK VÍDEO ROTEIRO COSTA DO DESCOBRIMENTO

Por: Beth Crisko

Um comentário

  1. Mariluci Spada disse:

    Amei o roteiro estaremos fazendo o com certeza. Obrigada. Valeu!!!
    Mariluci.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *