Dicas

DICAS PARA TER FOTOS INCRÍVEIS VIAJANDO SOZINHA

2 de abril de 2019

Ilha do Campeche /SC (GoPro 5/ pau de selfie)

Todo mundo sabe que viajo sozinha e que amo fotografar, umas das minhas paixões. Então hoje vou dar dicas para quem viaja sozinho e quer ter aquela foto maravilhosa parecendo que teve um fotógrafo particular. Rsrs

Acorde cedo

Praia de Algodões/ Península de Maraú BA

Sim! Uma dica infalível é acordar cedo, primeiro que os lugares geralmente estarão vazios e você não vai precisar disputar lugar, então a paisagem é toda sua, e segundo que a luz natural é a melhor para as fotos, principalmente a da manhã, que tem um ângulo melhor de iluminação. Melhor horário pela manhã “hora dourada” (antes das 9am) e no finalzinho da tarde (após as 4pm).

E de bônus, começando o passeio cedinho você aproveita melhor o dia!

Equipamentos Adequados

Pau de selfie, tripé (vários tamanhos), cartão de memória bem espaçoso, capinha à prova d’água, muitos acessórios GoPro e por aí vai. Caso onde você mora não tenha esses acessórios para vender, vale pesquisar um pouco na internet, tem uns kits bem interessantes.

GoPro

GoPro direto no chão virada para cima disparo automático

Para os viajantes solo e que curtem aventuras, esporte radicais, a GoPro é uma câmera bastante indicada, inclusive por causa do seu tamanho e da facilidade para carregar. Nesse caso a dica é usar e abusar dos recursos que essa maravilha oferece, como o temporizador e o disparo contínuo (ela permite que você tire fotos em até 0,5 segundos!), debaixo d’água, em movimento. Isso pode, é claro, ser aplicado para outros dispositivos que tenham essas configurações, já que hoje em dia a maioria das câmeras e celulares possuem – inclusive é importante saber do que a sua câmera é capaz para poder fazer o melhor uso possível e aproveitar o máximo que ela te oferece!

Olhar Apurado/ Fotográfico

Itacaré – BA (câmera Nikon semiprofissional)

Se você acha que não tem aquele olhar para fotos, ou mesmo se tem, é sempre bom estudar sobre o assunto para melhorar. Então pesquise sobre, veja vídeos sobre fotografia e até salve algumas fotos e poses que você gosta para se inspirar, você pode usar o Instagram e o Pinterest para isso, e até criar pastas com fotos de inspiração. Nessas fotos você vai reparar na posição da pessoa, estilo da foto, o ângulo, a pose, o cenário…

Existem vários diversos cursos online gratuitos de fotografia, e de edição para fotografias, e é algo que também faz toda a diferença nas imagens.

Capriche Nos Ângulos

Prainha/ Serra Grande BA (GoPro 5)

Todos nós sabemos, ou pelo menos já ouvimos falar, que tem aquele ângulo certeiro que faz maravilhas, não é? rsrs, mas para não ficar com as fotos todas parecidas, é bom fotografar de vários ângulos diferentes para ter opções de escolha depois – de baixo para cima, de lado, de costas, até de cabeça pra baixo – e de repente uma foto que você nem imaginava que podia sair boa se torna a melhor da viagem inteira. Outra dica é tirar fotos em movimento, elas rendem um efeito bem legal e espontâneo. No caso das selfies é bom escolher um fundo legal e tomar cuidado com o que vai aparecer no seu cenário, outra coisa é a luz, como eu já falei antes a natural é a melhor, então faça o teste antes na câmera em quais lados a iluminação fica melhor e é só começar a sessão de fotos.

Peça Ajuda de Outra Pessoa

Santo André / BA (Nikon semi profissional)

A principal dica aqui é ser simpático e observar pessoas que estão com equipamentos legais e que pareçam gostar de fotografia, elas provavelmente saberão tirar as fotos como você quer. Não precisa ter vergonha de pedir ou de que a foto não saia boa, posicione a câmera no ângulo que você escolheu e peça a alguém apenas para apertar o botão quando você se posicionar rsrs, de preferência peça (sempre com educação) para tirar mais de uma foto, por garantia. Você pode retribuir o favor perguntando se a pessoa também quer que você tire algumas fotos para ela, ou até ter essa iniciativa de perguntar quando ver pessoas viajando sozinhas ou em casal, assim também acaba fazendo amizades.

DICAS EXTRAS:

  • Fique atento a tábua de maré quando for fotografar paisagens como mares e rios, com maré baixa alguns lugares ficam visualmente mais bonitos para uma boa imagem.
  • Veja sempre a previsão do tempo local, caso tiver nublado ou chovendo aproveite algum ambiente que seja coberto e não dependa de clima. E nublado você pode fazer as fotos no horário que passei acima, e depois editá-las.
  • Tenha sempre em mãos baterias extras, ou o powerbank (carregador portátil).
  • Veja constantemente fotografias que te você gosta, que se identifique, salve-as em uma pastinha essas imagens para te inspirar no seu próximo clique. Recomendo o PINTEREST

Fotografar é eternizar momentos!

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *