Bahia Costa do Descobrimento Destinos Nacionais Nordeste

BELMONTE BA, ROTEIRO DE UM DIA

15 de março de 2019

Conhecida como “a capital do guaiamum”, foi o meu último roteiro na Costa do Descobrimento, porque tudo que é bom acaba (risos). Uma cidade com aquela sensação nostálgica, cheia de casarões coloniais (alguns em ruínas, outros preservados), cidade histórica. Pessoas hospitaleiras, e dá um contraste com as praias paradisíacas cheias de coqueirais. Fui a algumas praias, no farol construído pela mesma empresa da torre Eiffel, visitei o guaiamum gigante, o antigo hotel onde hoje só tem ruínas e assisti um pôr do sol maravilhoso no cais da Beira Rio.

Uma curiosidade por lá é o transporte: são as bicicletas. Praticamente todos moradores possui uma, e mais legal é a tranquilidade da cidade, pois ninguém usa cadeados nas mesmas. Eu realmente me apaixonei e querendo voltar para passar alguns dias e vivenciar um pouco o local.

Praias

Belmonte fica a cerca de 70 km de Porto Seguro, mas essa estrada só foi asfaltada em 2000, por isso ainda não é um destino tão comum entre os viajantes. Apesar disso, tem praias paradisíacas, com grande biodiversidade e com uma beleza de tirar o folego.

Praia do Mar Moreno

Recebeu esse nome por causa das águas escuras geradas pelo encontro entre o rio Jequitinhonha e o mar. A praia fica a 1,5 km da cidade e, por um lado, é a praia mais movimentada de Belmonte, com bares, restaurantes e shows, sendo muito procurada por surfistas quando a maré é alta, e por pescadores e famílias com crianças na maré baixa; para aqueles que preferem algo mais calmo, seguindo a parte sul tem quilômetros de praia deserta.

Praia de Mogiquiçaba

Ahhh esse lugar. Simplesmente perfeito!

Perto de Belmonte e de Cabrália, é meio difícil de chegar, pois o acesso acontece apenas pelo rio preto ou Sucuruiuba. É uma praia de desova de tartarugas protegida pelo IBAMA e tem ondas boas para surfar em qualquer maré.

Praia da Caieira

Um dos lugares mais lindos de Belmonte, muito bem preservado, sem infraestrutura turística. A atração principal é o manguezal e seus muitos guaiamuns, caranguejos e aratus. Fica bem ao norte da cidade e pode ser acessada pela Praia do Mar Moreno ou pelo Bairro Biela.

Praia do Garazau

Fica a 3 km do centro, a praia tem areias finas e brancas, com ondas fortes que atraem surfistas. Chega-se pelo sul da Praia do Mar Moreno, de cavalo ou bugre.

Praia da Barra Sul

É onde acontece o encontro do rio com o mar, e tem ótimas condições de banho em ambos. A praia fica a 2,5 km do centro e é famosa pelos luaus. Tem ondas boas para surfe, bodyboarding e windsurfe.

Praia do Rio Preto

Fica a 17 km do centro de Belmonte, a caminho de Cabrália. É um lugar bem tranquilo, com ondas fracas ótimas para banho, porém sem nenhuma barraca por perto, então é bom levar um lanchinho.

Guaiamum Gigante

Presente tanto na paisagem como na culinária de Belmonte, o guaiamum, um tipo de caranguejo, foi homenageado em um monumento enorme na Praia do Mar Moreno, esculpido pelo artista plástico Miguel Bustos.

Farol de Belmonte

O farol, encomendado na França em 1892, foi construído pela mesma empresa que fez a torre Eiffel. Uma coisa interessante sobre o farol é que ele fica a cerca de 1500m da praia, que aconteceu por conta do recuo do mar nas últimas décadas, então o farol que um dia foi a beira da praia, hoje fica no meio da cidade.

Ruínas do Antigo Hotel

Com um conjunto arquitetônico fantástico com ares portugueses, Belmonte tem maravilhosos casarões, prédios e monumentos construídos na época de ouro do cacau. Nem todos os prédios históricos estão preservados, e um exemplo são essas ruínas de um antigo hotel.

Pôr do Sol no Cais da Beira Rio

Bom, com toda essa paisagem linda no cais, o rio e a natureza ao redor, só podia render um espetáculo de pôr do sol, um momento maravilhoso e cheio de paz.

COMO CHEGAR

Saindo de Porto Seguro, percorrendo 23 km na direção norte pela rodovia BR-367, até a cidade de Santa Cruz Cabrália. Em Cabrália, você pode atravessar numa balsa o rio João de Tiba, até o atracadouro de Santo André. Segue por mais 51 km pela rodovia BA-001 até Belmonte.

LINK VÍDEO ROTEIRO COSTA DO DESCOBRIMENTO

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *