Bahia Costa do Descobrimento Destinos Nacionais NordesteSanto André
SANTO ANDRÉ – BA: O QUE FAZER EM UM DIA?
15 de março de 2019

Saí de Porto Seguro a fim de fazer um bate-volta em Santo André – BA e Belmonte.
Santo André pertence ao município de Santa Cruz de Cabrália, e certamente começa a nos preparar para entrar num clima histórico e sossegado no caminho mesmo, durante a travessia de balsa, que vai deixando para trás toda a agitação do dia-a-dia e traz uma calmaria para nos preencher. Chegando lá fui conhecer o vilarejo e a praia, local inegavelmente perfeito para relaxar e apreciar a natureza somente com barulho do mar.
É um daqueles lugares que faz com que você fique louca para retornar, pois é isso que irei fazer: voltar em breve e explorar mais o lugar.
Uma curiosidade interessante sobre a praia de Santo André é que ela ficou muito famosa em logo após 2014, ao ser escolhida como local de hospedagem da seleção alemã de futebol.
A seleção alemã acabou sendo campeã da Copa naquele ano, mas hoje em dia a antiga “casa da Alemanha” virou um luxuoso hotel.
O vilarejo
É um povoado bem pequeno, mas tranquilo e gracioso, transmite simplicidade. O lugar é considerado uma parada essencial aos que percorrem a Costa do Descobrimento, e ficou popular entre os viajantes desde que se tornou, durante a Copa do Mundo de 2014, a base da Seleção Alemã enquanto estavam no Brasil.

A praia
Muito bem preservada, a praia não apenas se mantem no padrão de sossego, como tem um quê de paradisíaca, sem muitas ondas, águas mornas, cristalinas e com poucas pessoas.
Praia de Guaiú

Praia de Guaiú fica localizada a 16 km do distrito de Santo André. Ademais, o acesso é bem sinalizado até o vilarejo de pescadores de Guaiú. A Praia é um pouco deserta, sem muita infraestrutura, mas o visual compensa quem fizer o esforço de chegar até lá.
Além disso, areias claras e batidas e o mar de águas cristalinas são emoldurados por coqueirais verdinhos.
Recifes no mar formam piscinas naturais na maré baixa, ideais para banhos, mergulhos e prática de snolkel, a fim de observar toda vida subaquática riquíssima.
O Rio Guaiú deságua na praia, deixando o cenário ainda mais paradisíaco.
COMO CHEGAR À SANTO ANDRÉ
De Porto Seguro para Santo André leva cerca de 1 h 18 min (35,4 km) via BR-367. Chegando a Cabrália atravessa-se o rio João de Tiba com a balsa.
PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!
NOS SIGA NO INSTAGRAM: BETH CRISKO | NINA DOG
Por: Beth Crisko
3 Comentários