Dicas

7 DICAS PARA MULHERES VIAJANTES DE CARRO

19 de março de 2019

A vida é feita de escolhas e eu escolhi viajar!

1.Revisão do Carro

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo antes de viajar de carro é revisar o carro (risos), é essencial se certificar de que nada dará errado durante a aventura sobre quatro rodas. Tem várias coisas a se observar no carro para a revisão, alguns exemplos do que você realmente precisa saber são a calibragem e condições gerais dos pneus (inclusive o estepe), nível de água do radiador e para-brisas, alinhamento e balanceamento, a quantidade de óleo, que pode ser checada no manual do proprietário, bateria, velas (a gente quase nunca pensa nelas), faróis, freios e alguns outros.

Ah! Não espere a gasolina zerar para abastecer, as vezes tem trechos enormes de estrada sem postos.

Outra coisa importante é aprender como trocar um pneu, a dica para nós mulheres é usar o peso do corpo (em pé, e não agachada) para as partes em que precisa fazer muita força.

Importante ter um pequeno conhecimento mecânico do seu carro. (Leia o manual, veja vídeos, informações com mecânico.)

2.Faça um Planejamento dos Roteiros

Muito importante! Comece traçando os lugares que vai passar, os pontos turísticos e onde eles ficam, ideias de roteiros para cada dia, reservas de hospedagem. Você pode anotar isso no celular, computador ou onde achar melhor, mas nesse mundo tecnológico cuidado nunca é demais, é importante ter um rascunho no papel, para em qualquer imprevisto ter essas informações em mãos.

Então vem a parte mais difícil para muitas – a mala, afinal o que levar? Quando a gente já sabe o roteiro facilita nessa hora e checar a previsão do tempo é essencial, então você pode planejar a viagem já sabendo mais ou menos o que vestir para cada programação. Em caso de viagens de carro é bom levar algumas peças de roupa extra, já que você pode encontrar alguma coisa legal fora do roteiro e que valha a pena, como uma cachoeira na estrada ou um vilarejo charmoso.

Outra coisa que não pode faltar é a farmacinha (principalmente se tiver crianças na viagem), faça uma lista com antecedência de remédios que você use ou que possa precisar, como analgésicos, antieméticos, etc.

3.Documentos/Telefone em Mãos

Os documentos são outra parte em que se precisa ter muito cuidado, você depende deles para muitas coisas. Então checar se os documentos do carro estão em dia, fazer talvez um checklist com tudo que é necessário: habilitação, RG, CPF, carteira do convênio ou do SUS caso possua, cartões de crédito, número seguradora, e ainda se certificar de ter internet no celular, telefones de emergências e de pessoas conhecidas – esse também é importante ter num papel, nunca se sabe.

Outra ideia interessante é deixar sua rota e planos com uma ou duas pessoas de sua confiança.

4. Aplicativos e acessórios que fazem a diferença

Os meus queridos companheiros numa viagem de carro são o Waze, Spotify, Airbnb e Whatsapp. E para aproveitar ao máximo os apps, temos que nos lembrar de deixar o celular carregado, levar o carregador para carro/bateria extra e checar o seu pacote de internet.

E como toda boa viagem tem uma trilha sonora, é bom deixar a playlist no seu celular (Spotify) ou USB com suas músicas preferidas já preparadas e prontas para tocar (não dá pra dirigir e ficar escolhendo a música o tempo todo).

Waze é o meu GPS preferido, que faz a diferença na localização

Airbn faz a diferença também na hospedagem até em questões de economia.

5.Calculo de gastos

Faça um cálculo com todas as possíveis despesas em relação ao trajeto, pedágios, gasolina e tudo que for relacionado à viagem. Tenha sempre dinheiro em espécie em mãos, e se possível alguns trocados também, eles podem facilitar nos pedágios.

6.Levar Comidas e Bebidas

Mesmo que você tenha planejado um lugar para comer na estrada, é bom levar alguns lanches e bebidas para evitar surpresas.

7.Mude a rota

Eis que você seguiu todas as dicas, fez várias listas e se planejou toda para a viagem, mas surge um imprevisto. Beth, o que eu faço? Bom, antes de qualquer coisa, tenha paciência. A gente pode ser a pessoa mais precavida e cuidadosa do mundo, mas não pode controlar os acontecimentos. Então ser flexível nesse caso é muito importante, por que uma estrada interditada, por exemplo, pode te levar a um caminho lindo que já pode inspirar a próxima viagem.

8.Viajando com Dog (bônus)

No meu caso eu viajo com dog, e por isso requer mais atenção, igual a uma criança. Então tenha cadeirinha no carro, leve ração, água, carteirinha vacina, farmacinha (caso precise), tenha os telefones de emergência em mãos também, leve coisas para distrais, os brinquedinhos e a cama do dog e programe algumas paradas, vai ser necessário.

Abaixo eu dou algumas dicas de transporte dog, vale a pena dar uma olhada!

Que a minha loucura seja perdoada, porque metade mim quer viajar e a outra também.

Dirija com cuidado, boa viagem!

Por: Beth Crisko

4 Comentários

  1. Glória Caldas disse:

    Beth!!! Beth!!! Vc faz meu wanderlust subir às alturas rsss essa coisa de viajar sozinha, mesmo aos 60, me tomou rsss e te lendo parece muito fácil… contando os dias para aposentar rsss.. Q todas as suas viagens sejam lindas e inspirem muitas pessoas. Beijo no coração. Obrigada! Glória.

  2. Beth Crisko disse:

    Oie Glória, como fico feliz em receber essa mensagem e poder te inspirar e outras mulheres, se joga, nunca é tarde pra nada, e não nada é difícil, nós que muitas vezes colocamos obstáculos ou somos apresentados um mundo cheio de medos. Grata pelo carinho. Depois me conte como foi. Beijos, boa viagem!

  3. Rodrigo disse:

    Muito bom! Parabéns é uma ajuda e tanto.

  4. Beth Crisko disse:

    Agradeço o feedback, sempre é bom poder passar conhecimento ajudando as pessoas. Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *