ARRAIAL D' AJUDA: QUAIS PRAIAS CONHECER ⋆ Viagem com Beth

Bahia Costa do Descobrimento Destinos Nacionais Nordeste

ARRAIAL D’ AJUDA: Praias que você precisa conhecer

2 de fevereiro de 2019

O primeiro dia em Porto Seguro-BA foi em Arraial d’ Ajuda, e esse roteiro fiz com meu filho e com minha dog @ninadogaventuras. Assim, começamos pelo centro e lá vimos algumas de suas atrações.

Logo depois fomos conhecer as praias: Mucugê, Araçaipe, Pescadores e Apaga-Fogo, partindo para o lado esquerdo, e todo o percurso foi feito a pé, que me deu a chance de apreciar tranquilamente cada praia.

Centro

O centro comercial do distrito abre após as 16:00h e conta com várias atrações turísticas, mas em época de alta temporada, muitos estabelecimentos ficam abertos o dia todo. Além disso, as lojinhas que fazem você querer levar diversas lembrancinhas (risos).

A Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda é o primeiro santuário do Brasil, e também alvo de muitas romarias. Logo depois, atrás da Igreja está o Mirante das Fitas, que conta uma belíssima paisagem de frente para o mar. Lá tem um muro coberto de fitas do Senhor do Bonfim deixadas pelos fiéis.

Praia de Mucugê – Arraial d’ Ajuda

Mucugê é a praia mais próxima do centro, portanto, recebe uma maior infraestrutura. Isto é devido a proximidade e ofertas de serviços, Mucugê se torna a praia mais visitada pelos turistas!

Além disso, nessa praia também está localizado o Arraial d’Ajuda Eco Parque, um parque aquático cheio de brinquedos e entretenimentos que é perfeito para toda a família!

Praia dos Pescadores

Arraial d' Ajuda praia dos pescadores

Assim também conhecida como Praia do Arraial, a tranquila Praia dos Pescadores recebe muitos barcos de pesca, estes são ancorados em suas águas.

O mar nessa região é calmo e cristalino, e a extensão de areia conta com poucas barracas. Desse modo, é uma atração para aqueles que gostam de relaxar, estar com familiares ou para a prática de esportes.

Praia de Araçaípe – Arraial d’ Ajuda

O mar calmo e a beleza da praia trazem uma pacificidade incrível para essa localidade. A Praia de Araçaípe possui ondas calmas. Ideal para a prática de esportes! Além disso, uma excelente pedida para passeios em família.

Durante a maré baixa formam-se várias piscinas naturais. Elas tornam essa parte ainda mais atrativa!

Praia do Apaga Fogo

Arraial d' Ajuda praia do Apaga Fogo

Em 50 minutos de caminhada chega-se a Praia do Apaga-Fogo. Lá ocorre o encontro do Rio Bunharém, que separa Arraial de Porto Seguro, com o mar. Da própria praia é possível ver Porto Seguro e suas balsas.

Assim como as outras praias, o mar na Apaga-Fogo é transparente e pacato, durante a maré baixa também formam-se piscinas naturais. A praia conta com pouca infraestrutura de algumas barraquinhas na alta temporada. Você também encontra aluguel de equipamentos para esportes aquáticos.

Beth na água e Nina na areia de Arraial d' Ajuda

Como ir à Arraial d’ Ajuda

Primeiramente, seguindo reto pela Rua Mucugê até chegar na descida da ladeira, o trajeto dura cerca de 10 minutos. Logo depois à esquerda de frente para o mar, anda-se em média 50 minutos até o final onde é o encontro do rio com mar.

Mas uma outra opção é de barco ou lancha.

DICA:

Antes de mais nada, fique sempre de olho na tábua de maré, consegue-se chegar a pé até o final somente com maré baixa

CONHECENDO AS PRAIAS DE ARRAIAL D AJUDA E ALTO DAS FALÉSIAS EM 1 DIA

Por: Beth Crisko

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *