Bahia Destinos Nacionais Nordeste

CONHECENDO AS PRAIAS DE ARRAIAL D AJUDA E ALTO DAS FALÉSIAS EM 1 DIA

6 de fevereiro de 2019

Porto Seguro BA

No segundo dia em Arraial d’Ajuda fui à mais cinco praias. Parracho, Pitinga, Lagoa Azul, Taípe e Rio da Barra. Dessa vez para o lado direito das praias. Fiz esse roteiro com meu filho e Nina Dog. Fizemos todo o trajeto a pé. A melhor coisa para apreciar o passeio!

Praia do Parracho

Ondas tranquilas, clima de família e esportes aquáticos. Esses elementos podem até esconder que a Praia do Parracho é tanto tranquila quanto baladeira. O local também é palco de festas e ponto de encontro dos jovens durante a alta temporada.

Praia da Pitinga

Sua extensão de areia estreita é tomada por barracas. Isso, torna mais difícil a caminhada por lá. Porém, a serena praia possui excelentes piscinas naturais. Na maré baixa, o rio de água doce que deságua no mar e a vista das falésias são uma atração a parte! Vale muito a pena.

Praia da Lagoa Azul

Saindo da Pitinga fomos para a Lagoa Azul. Tomado por um pequeno trecho entre as praias Pitinga e Taípe. A praia recebe esse nome devido a presença de uma lagoa que existia de cor azulada naquele local no meio da praia. Hoje não existe mais, apenas permanece o nome, e quando chove forma uma lama rica em silicato de alumínio, uma argila com características terapêuticas. Esta é usada pelos moradores e turistas para banharem-se. Ou seja, devido aos benefícios naturais que ela traz para uma pele saudável!

“Lagoa Azul “

Praia de Taipe

Diferente das outras praias, aqui o mar já é um pouco mais agitado. Ainda assim, não é muito perigoso. Por ser mais afastada, poucos se aventuram por lá. Logo, torna a praia mais deserta e com um aspecto mais selvagem.

Sua visão é magnifica! A Praia do Taípe, abriga uma das mais belas falésias do Brasil. Ela conta com cerca de 45 metros de altura. Além disso, o nuance colorido proporcionado por essa formação natural é de beleza única.

Praia do Rio da Barra

A praia do Rio da Barra já é mais distante das outras. Do Taípe até ela são cerca de 5 Km. O nome é devido ao Rio da Barra. Ali, o curso de água encontra-se com o mar.

A praia é composta pela formação geográfica das falésias avermelhadas. Tem pequena infraestrutura de barracas. Conta com apenas um restaurante. Entretanto, tudo isso é compensado pela visão incrível e suas águas mornas. Não só isso, como também a excelente água doce do rio.

Falésias Lagoa Azul

Fomos na pequena trilha onde tem a placa da Lagoa Azul. Na volta do percurso subimos a à esquerda. Isso tudo para apreciar a belíssima paisagem que esse ambiente oferece. Um panorama incrível! E isso tudo dentro de um dos caminhos que percorremos nesse passeio!

Como ir:

– Praia de Mucugê, Pitinga, Taipe tem acesso de carro e estacionamentos pagos, outra opção também é ir de táxi.

– Fomos caminhando, começando pela praia de Mucugê sentido Trancoso, cerca de 1 hora de caminhada.

Dica:

* Sempre ficar de olho na tábua de maré, para poder desfrutar e contemplar melhor a paisagem com a maré baixa.

* Levar dinheiro em espécie caso queira compra água (ambulantes não aceitam cartões), mas tem diversos restaurantes que aceitam em toda extensão desse trajeto.

* Única praia que não tem infraestrutura é a praia do Taipe, nas demais tem restaurantes, barraquinhas ou ambulantes.

* Leve sempre protetor solar, chapéu e água para hidratar-se.

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

PRAIAS DE ARRAIAL D AJUDA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER/ SEGUNDO DIA

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *