Bahia Chapada Diamantina Destinos Nacionais Nordeste

UM LUGAR ESCONDIDO DA CHAPADA DIMANTINA BA

30 de janeiro de 2019

Cachoeira da Sibéria e Mar de Espanha (Mucugê)

Para finalizar o mês na Chapada Diamantina, fui em um dos lugares mais incríveis que já conheci: a Cachoeira da Sibéria e o Mar de Espanha em Mucugê.

Essa trilha optei por ir novamente com o guia João Taramba (o mesmo da Rampa do Caim/Cachoeira do Taramba). Busquei ele de carro em Igatu e de lá fomos para Mucugê. Deu para ir de carro até o começo da trilha. Porém, depois tivemos que ir a pé. A trilha é de nível fácil e ela dura em torno de 2 horas. De moto ou com um 4×4 é possível ir mais próximo da Cachoeira da Sibéria. Mas recomendo realizar a caminhada. Pois, ela é incrível!

Os nomes Sibéria e Mar de Espanha são devido aos mineradores estrangeiros que se instalaram na região. Eles estavam em busca da vasta quantidade de diamantes nos caldeirões da região. Pelo caminho encontram-se as ruínas do garimpo. Perdurando como heranças daquela época.

Cachoeira da Sibéria

No caminho para a Sibéria, antes de seguir a viagem, há uma ótima parada de banho para se refrescar. A visão que se tem ao chegar na Cachoeira da Sibéria é uma imensidão espetacular de rochas sedimentares. Além disso, lá são visíveis inúmeros poços de água e a cachoeira.

Para aqueles que não gostam de caminhar… Só de se deparar com essa paisagem já vale toda a caminhada (e cansaço) até lá!

Mar de Espanha

DCIM\104GOPRO\GOPR2141.JPG

Na volta fomos ao Mar de Espanha. Contudo, ele é um grande lago do rio Paraguaçu. Esse é um ótimo local de banho. Entretanto, tem que tomar cuidado com sua a profundidade.

Decidimos não entrar na água. Isto é, a trilha estava um pouco fechada e estávamos cansados. Ficamos só admirando a paisagem. E é claro, sem deixar de tirar fotos para que vocês também possam admirar. (Risos)

Todos esses passeios feitos na Chapada Diamantina me proporcionaram momentos incríveis! Mas, as experiências não param por ai… E logo irão vir mais roteiros em outros lugares fantásticos.

Como chegar

Saindo de Igatú pela BA-142, na estrada seguindo para Mucugê, cerca de 23 Km. E de lá pega-se uma estrada de terra (cerca de 10 minutos) até o começo da trilha.

Contato do guia

João Taramba: (75) 8245-4652

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

Por: Beth Crisko

4 Comentários

  1. Vicente disse:

    Não é perigoso ir sozinha nestes lugares

  2. Beth Crisko disse:

    Oi Vicente, recomendo sempre ir com guia, não fui só. Por várias questões de segurança, acima tem o contato dele. Bjs

  3. Eliel Alcântara de Souza disse:

    Quero ir!!

  4. Beth Crisko disse:

    Precisa conhecer, é algo inacreditável, diferente dos lugares que conheci da Chapada. Acima contato do guia mais antigo e ex-garimpeiro de Igatu . Vai amar. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *