Bahia Destinos Nacionais Nordeste

ROTEIRO ALTERNATIVO – IGATU / CHAPADA DIAMANTINA BA

23 de janeiro de 2019

Cachoeira do Taramba, Cadeirinhas e Cachoeira das Laranjeiras

Cachoeira das Laranjeiras

Após o trekking da Rampa do Caim/Cachoeira dos Pombos, resolvi aproveitar outra trilha na Chapada Diamantina. Esse tour foi na Cachoeira do Taramba, Cadeirinhas e Cachoeira das Laranjeiras. Todas são próximas a vila de Igatu. Fiz a trilha com o guia João Taramba, o mesmo do último trekking.

Toda a trilha levou uma boa parte do dia. Cerca de 5 horas para ir e voltar. Por isso é necessário levar lanche e liquídos. Pois, só almoçamos no final do dia. Quase uma janta! (Risos)

Cachoeira do Taramba

A primeira parada foi na cachoeira do Taramba. Ela recebe esse sobrenome graças ao guia João. Pois, foi ele o desbravador dessa cachoeira! É uma das mais visitadas pelos turistas. Já que ela está bem próxima da Vila de Igatu (uns 20 minutos apenas).

Logo na entrada para a cachoeira encontramos um pequeno córrego. Este, ás vezes, pode estar seco. Depois é só subir mais um pouco e logo chega-se na cachoeira. Essa queda d’água tem duas partes que são igualmente maravilhosas!

Cachoeira Cadeirinhas

Também perto da Vila de Igatu, cerca de 15 minutos de distância, a Cadeirinhas é o lugar ideal para um passeio em família.

A cachoeira leva esse nome por ter formato de cadeirinhas debaixo das queda d água.

Não é perigosa para crianças e tem lugares ótimos para se fazer um piquenique. Ótimo para curtir uma tarde!

Cachoeira das Laranjeiras

A última e mais longe da trilha foi a Cachoeira das Laranjeiras. Ela é cerca de 1 hora e meia de distância da Vila. São cinco quedas d’água excepcionais com o caminho entre elas. Contando com diversas formações rochosas, elas embelezam completamente a trilha. E dão um pouquinho de sombra! (Risos)

Logo saindo da Vila de Igatu, cerca de uns 15 mints,  a primeira parada é no mirante de Iagtu, onde você tem uma vista privilegiada da cidade.

DCIM\104GOPRO\G0111380.JPG

Se estiver procurando mais sossego, ir para as outras quedas d’água talvez seja a melhor opção. Ou seja, como a primeira é mais fácil, muitos se acomodam ali mesmo e nem tentam subir para as outras.

O lugar realmente é “coisa de cinema”, como diz o guia João.

  • Trilha nível médio

Como chegar

Partindo de Andaraí, pela BA-142, são cerca de 15 Km até a chegada em Igatu.

Contato do guia

João Taramba: (75) 8245-4652

PRESERVE A NATUREZA, RECOLHA SEMPRE SEU LIXO!

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *