Bahia Destinos Nacionais Nordeste

O que fazer em Igatu – Chapada Diamantina BA?

18 de janeiro de 2019

Ruínas, Museu do garimpo e Gruna.

A Chapada Diamantina, sem dúvida, proporciona grandes aventuras em lugares inesperados. Fui me aventurar em uma antiga mina de exploração de Diamantes. Chegar ao local é bem fácil! Fui até o vilarejo local e consegui todas as informações para o meu passeio.

A jazida se tornou ponto turístico após os garimpeiros a reabrirem para visitação. Possibilitando todos os turistas a aprenderem um pouco mais da história da mina. Além disso, proporcionou uma maior visibilidade ao trabalho daqueles que ganham a vida usufruindo dessa localidade.

Ruínas

O vilarejo era a morada dos garimpeiros que trabalhavam ali. As ruínas deixadas pelas suas casas tornaram-se uma beleza singular para o local. Ele ficou conhecido como Machu-Picchu-Baiano devido a semelhança com os escombros da cidade perdida dos incas.

Museu do Garimpo

A vila conta com um museu: Galeria Arte & Memoria. Apesar de pequeno consegue contar bem a história daquele lugar. Através de seus vários objetos, o espectador observa os inúmeros utensílios utilizados em épocas passadas pelos garimpeiros. Uma tecnologia impressionante para aquele período!

  • Entrada: R$ 5,00

Gruna

A gruna é uma gruta feita por humanos. Portanto, ela não é um processo natural. Apesar de produzida pela ação humana, o lugarejo não deixa de ser encantador! Lá é possível encontrar várias estátuas distribuídas pelo local. Não só isso, como também nos salões encontram-se as encantadoras marcas deixadas pelos trabalhadores.

Como chegar

Partindo de Andaraí, pela BA-142, são cerca de 15 Km até a chegada em Igatu.

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *