Dicas

COMO ORGANIZAR UM ROTEIRO DE VIAGEM

6 de abril de 2018

Ter um bom planejamento para os objetivos e metas que desejamos alcançar é essencial, especialmente quando o assunto é viajar.

Montar um roteiro de viagem oferece diversas vantagens como maior economia, reduz as chances de arrependimento (especialmente com hospedagem), você consegue aproveitar melhor os dias para conhecer pontos turísticos, entre outras.

Para ajudá-lo nisso, listei abaixo alguns passos que não podem faltar na hora de montar o seu roteiro de viagem. Veja!

Utilize algum aplicativo ou alguma ferramenta para se organizar

O primeiro passo é se organizar para que nenhum detalhe seja esquecido e, para isso, você pode usar meios eletrônicos como o Trello, a Agenda do Google, entre outros. Mas, se a sua afinidade mesmo é que o bom e velho casal papel e caneta, sem problemas. Faça a sua lista, anote todas as coisas que serão necessárias antes do grande dia.
Aqui você deve listar os mínimos detalhes como documentações, roupas apropriadas para o local e época do ano, fazer a revisão no carro, reservar a passagem com antecedência assim como a hospedagem no hotel. Todos esses e outros pontos precisam ser anotados, pois há muito que fazer e é mais seguro não deixar tudo por conta da memória.

Escolha os pontos turísticos

Já escolheu a cidade para qual viajará?

Pesquise muito sobre seu destino, frio ou calor? Tranquilidade ou agito?

Então é hora de fazer uma pesquisa sobre os pontos turísticos que pretende visitar. Liste todos eles e pesquise sobre cada um. Veja quais precisam pagar algum tipo de taxa, se é necessário pagar transporte, os horários desse transporte, entre outros detalhes.

Crie um mini roteiro, separe por turnos.

Um ponto importante também é saber, caso o local seja distante, descubra se lá há venda de alimentos. Assim, você pode se preparar melhor e levar a sua própria refeição.

Estabeleça o orçamento

Essa é uma das partes mais importantes do seu roteiro: você precisa saber até quanto pode gastar sem comprometer as contas do mês e também a sua viagem. Portanto, analise cada detalhe e a melhor opção é sempre reservar um valor com 10% a mais do que realmente é. Imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado.

Pode ser necessário ir ao médico ou comprar remédios que não estavam previstos. Você também pode encontrar um ponto turístico ou um passeio maravilhoso que não achou pela internet. Não dá para desperdiçar o momento não é mesmo? Então esteja sempre prevenido!

Tenha sempre um plano B

Alguns imprevistos podem ocorrer e assim e você pode ir aprendendo a se programar melhor para eles. Por exemplo, um passeio ao ar livre pode ser estragado ou atrasado por conta das chuvas.

Estar preparado para situações como essa é uma forma de aproveitar a sua viagem mesmo com essas dificuldades.

Portanto, sempre tenha uma alternativa. Busque opções de passeios que possam ser realizados independentemente do clima.

Há um museu no local?

Talvez seja uma boa hora para aprender um pouco sobre a história e a cultura daquela cidade.

Você pode também investigar se há algum evento acontecendo como um show ou uma feira de gastronômica.

Pesquise a hospedagem

Esse é um dos pontos mais importantes da sua viagem, afinal de contas, você provavelmente quer ficar instalado em um local que tenha conforto e que não tenha um custo muito elevado. Encontrar uma hospedagem com um bom custo-benefício não é algo complicado.

Recomendo o AIRBNB,com ele tem opções de hospedagens com descontos bem mais em conta e com a mesma qualidade que um hotel oferece.

Você ainda conta com a ajuda de diversos sites de viagem que pode ajudá-lo na pesquisa: Trivago, Decolar, Booking, etc. Há também o TripAdvisor, um site no qual você pode ver as opiniões de outros hóspedes sobre um determinado estabelecimento. Outra dica são os sites de compra coletiva como o Hotel Urbano. Você pode encontrar preços incríveis por lá, mas fique de olho nas regras!

Defina seu transporte

Carro, ônibus ou avião?

Outro ponto importante da sua viagem e que não pode ser deixado para a última hora, especialmente se você não pretende ir de transporte próprio. A compra de passagens deve ser feita assim que tiver a certeza do local para onde vai. Pela internet é possível encontrar passagens aéreas baratas em horários especiais. Recomendo o site/aplicativo Voopter , com ele você fica atualizado com promoções diárias.

Caso viaje de ônibus, vá ao guichê ou faça a compra pelo site o quanto antes. Uma ótima sugestão para pesquisa é o clikbus .

Mas se pretende viajar de carro, fazer a revisão antes de colocar o pé na estrada é essencial. Tenha sempre um número de emergência já cadastrado como contato no celular caso o veículo apresente algum problema durante o percurso. Muitas empresas de pedágio prestam o serviço de reboque nesses casos. Instale em seu celular um aplicativo de GPS para facilitar, recomendo Waze.

Criar um roteiro de viagem não é difícil, mas exige atenção e muito tempo para pesquisar da melhor maneira. Comece a se planejar com antecedência, assim fica mais difícil que aconteça algo de errado como esquecer alguma documentação ou peça de roupa.

Organize a papelada

 Separe um tempo para organizar todos os documentos que serão necessários para sua viagem, inclua cópias deles e previna situações desagradáveis.

Analise se há algum documento pendente e regularize a situação o quanto antes. Deixe os papéis em um local de fácil acesso, assim facilitará a sua locomoção durante a viagem.

Para quem vai viajar co crianças tenha sempre em mãos certidão de nascimento ou identidade.

Quer receber mais dicas de viagem?

ACESSE:

FACEBOOK

INSTAGRAM

BOA VIAGEM!

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *