O QUE VOCÊ PRECISA CONHECER EM FOZ DO IGUAÇU – PR ⋆ Viagem com Beth

Destinos Nacionais Paraná

O QUE VOCÊ PRECISA CONHECER EM FOZ DO IGUAÇU – PR

22 de dezembro de 2017

ROTEIROS COMPLETOS E ALTERNATIVOS

Que maravilha do mundo!

                                           Ainda não conhece esse espetáculo da Natureza?

 Possuímos em nossa terra uma das 7 maravilhas do mundo – as Cataratas do Iguaçu– que atraem todos os anos, milhares de turistas de todos os continentes do mundo. Muitos cruzam o globo para prestigiar as 275 quedas d’água do Rio Iguaçu, além das demais maravilhas que só a Cidade das Águas pode oferecer.

Não demore tanto tempo como eu para conhecer este Patrimônio Natural da Humanidade e ter aquela sensação única, de observar o poder que a natureza exibe, com tantas quedas d’água juntas, com tanta beleza, indescritível, um roteiro daqueles de se repetir algumas vezes. A cidade de Foz do Iguaçu  encontra-se em uma privilegiada localização geográfica, na chamada Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina).

Sabe o roteiro dos sonhos?

Pois é, Foz do Iguaçu era um dos destinos que eu sonhava conhecer, tão perto de mim quando ainda morava em SC, e que fui adiando.  Ano passado comecei a fazer planos, juntar dinheiro para montar e organizar um roteiro completo, já que era pra ser a viagem dos sonhos.

Planejei um roteiro para cinco dias, e também sempre faço um plano B, caso chova, pois no sul costuma chover bastante em algumas épocas do ano. Fui no mês de maio e tive a sorte de não estar muito frio (molhada e com frio, não iria  aguentar rsrs), pois se é pra ir nas cataratas e não se molhar, não faz sentido em vê-las tão de perto.

Foz é tão acolhedora, exemplar, e não se engane ao pensar que tem só cataratas pra ver!A cidade é um exemplo de organização, e já é referência mundial como um dos destinos mais visitados e recomendados no mundo pelas pesquisas e viajantes. Rampas, elevadores e até uma espécie de bondinho transformaram uma das principais atividades do Parque Nacional do Iguaçu, o Macuco Safári, em um dos mais requisitados atrativos acessíveis no Brasil.

Todo o trajeto é inclusivo e todas as pessoas com mobilidade reduzida ou que fazem uso da cadeira de rodas são atendidas com soluções pensadas em permitir que elas aproveitem ao máximo o passeio pelo local.

Roteiro para toda família e para todas as idades.

 10 CURIOSIDADES SOBRE FOZ DO IGUAÇU

1 – A palavra Iguaçu vem do guarani e significa “água grande”.

2– As Cataratas do Iguaçu têm o maior sistema de quedas d’água do mundo depois das Cataratas do Niágara.

3 – No lado brasileiro, é possível visitar as cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já pelo lado argentino, onde se situa 80% das quedas d´água, a visitação se dá pela cidade de Puerto Iguazú, na província de Missiones.

4 – As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água de até 80 metros de altura. Entretanto, o número das quedas é variável de 150 a 300, dependendo da vazão do rio.

5– A primeira pessoa a ver as Cataratas do Iguaçu foi o Espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, por volta de 1.542. Encantado com a beleza das águas, as batizou de “Cachoeiras de Santa Maria”.

6– As cataratas já foram propriedade particular de um Uruguaio chamado Jesús Val. Uma das funções da Colônia Militar do Iguaçu era distribuir terras para os colonos, e foi assim que Jesús Val se tornou proprietário das terras onde está localizado o Parque Nacional do Iguaçu.

7-Santos Dumont, ao deslumbrar-se com a beleza das cataratas usou toda sua influência para que a Província do Paraná desapropriasse as terras, declarando-as de utilidade pública.

8-O uruguaio Jesús Val não ficou no prejuízo. Ele recebeu uma quantia de dinheiro no ato da desapropriação – pra quem recebeu as terras de graça, qualquer trocado valia a pena não é mesmo?

9 – Em 1.986 a UNESCO deu o título de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional do Iguaçu.

10- A 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo.

 

 

COMO CHEGAR

Há voos diretos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio (Galeão), Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília. Vindo de outras cidades você faz conexão em Guarulhos ou Curitiba. De ônibus são 9h desde Curitiba e 18h desde São Paulo. De Buenos Aires a Puerto Iguazu o ônibus leva 18h. Querendo ir de carro, são 1.065 km desde São Paulo, e 660 km desde Curitiba. 

ONDE FIQUEI

Gosto sempre de recomendar lugares onde me sinto bem, onde sou bem atendida, então sempre indicarei lugares que experimento. Como foi um roteiro para curtir minhas férias e sem pretensão nenhuma de ter um blog, fiz minhas próprias buscas e pesquisas pela internet, no Tripadvisior e li muitas recomendações da Pousada da Laura.

Bem localizada a pousada fica perto do centro de Foz, supermercado e de fácil acesso para locomover-se, ambiente agradável, familiar, simples, porém muito limpo, silencioso.

Ziza a dona da pousada é muito atenciosa e cativante, dá dicas de roteiros e transporte, e na própria pousada também fazem serviço do traslado. Lugar onde me senti em casa, e acabei fazendo amizade com Ziza, uma pessoa muito iluminada.

Ahh… o café da manhã quem prepara é a própria Ziza, daqueles bem caprichado.

Mais informações no site da pousada.

ROTEIRO FOZ DO IGUAÇU, PARAGUAI E ARGENTINA

Parque das Aves

 

 

Quem ir a Foz tem conhecer o Parque das Aves, um lugar onde você se sente em meio à natureza com muitas aves, um projeto lindo de recuperação a aves, dentro também tem o borboletário.

Atualmente o Parque das Aves é o maior parque de aves da América Latina. Link para maiores informações como a história completa, projetos , horários de funcionamento e tarifas.

 

CATARATAS DO IGUAÇU/ BRASIL

 

 

No lado do Brasil, o passeio dura em média de 2 a 4 horas (dependendo do ritmo de cada um), começando com o deslocamento de ônibus pela BR-469, do Centro de Visitantes até o início da trilha. Durante este trajeto existem paradas para os passeios adicionais. A trilha é realizada a pé, no meio da mata, com espaços abertos para observação das Cataratas em alguns pontos do percurso. No final da trilha, existe uma passarela de observação que completa o passeio, chegando até o ponto conhecido como “Garganta do Diabo”(a Garganta do diabo é considerada a maior das 275 quedas que formas as Cataratas do Iguaçu. Aproximadamente 80 metros de altura e com um fluxo constante de água, a Garganta do Diabo é uma das principais atrações do local. A queda determina a fronteiraentre o Brasil e Argentina).

Também conta com um elevador panorâmico para apreciar as cataratas bem do alto, uma vista incrível.

 

MACACU SAFÁRI

 

Ao estilo celebridade fui sozinha no barco.

Link do vídeo

Depois darei dicas de como conseguir esta façanha.

O passeio fica dentro do Parque, e você adquire o ingresso antecipado, pois existe limite de pessoas e horários específicos e pago a parte do valor da entrada. Tem uma pequena trilha aonde você pega um trenzinho com guia explicando a história das cataratas seguindo até o chegar ao local para entrar no barco. (super seguro com instrutores, colete salva-vidas, e também tem opção em adquirir o pacote do ingresso com fotos e DVD)

O Macuco Safári garante o acesso com estruturas adaptadas aos visitantes portadores de deficiências e em especial aos cadeirantes.

O passeio dura em média 1:20 h de duração. Abaixo segue link do Parque com maiores informações.

Maiores informações. 

   DICA DA BETH

  • Mochila impermeável (caso carregue muitas coisas)
  • Celular com capa protetora a prova d água
  • Câmera fotográfica a prova d água
  • Roupa extra para trocar no término do passeio
  • Tênis ou um calçado confortável para caminhar pelo parque
  • Toalha dentro de saco plástico, dentro da mochila.
  • Água para se hidratar durante a caminhada no parque (sim, mesmo com tanta lá, leve sua garrafinha, mas também tem no local pra comprar).
  • Lanche saudável (opcional, mas também tem no local pra comprar)

CITY TOUR FOZ DO IGUAÇU

Muitos viajantes às vezes optam por retirar o City Tour da lista, mas vale este vale a pena conferir. Realizei com a empresa de Turismo local chamada Loumar Turismo, atendimento excelente e bem conceituada. Ônibus panorâmico aberto e não climatizado. Tempo aproximado do passeio: 3h

O valor do pacote já vem com os ingressos dos locais visitados.

TEMPLO BUDISTA

* No local tem uma lojinha lembrancinhas zen  – Entrada é gratuita

Mesquita Islâmica

·         É preciso seguir as regras e usar este véu que emprestam no local para poder entrar na Mesquita.

Foz do Iguaçu tem a segunda maior colônia árabe do Brasil (atrás somente de São Paulo). Já existe uma lei municipal criada em 12 de maio, como o Dia municipal do Povo Muçulmano. É bem notável andar pela cidade e ver a quantidade de restaurantes árabes oferecendo esfihas e sharwarmas (já me deu água na boca); pronuncia-se xauarma.

É preciso respeitar asregras do lugar, deixar os sapatos na porta, e as mulheres precisam cobrir os ombros e os cabelos (no local oferecem um véu para entrar no santuário). Ahhhh… Muito importante também lembrar: ir com roupas abaixo dos joelhos

Bem em frente à Mesquita, atravessando a rua tem uma doceria Árabe, (que doces são aqueles? Quero ir correndo comprar, pena que ta longe, hehe), é um espetáculo de doces, uma variedade incrível, um melhor que o outro. O dono é um Libanês, BayanAbdulbak seguindo a tradição de seu bisavô libanês, há mais de 100 anos.

MARCO DAS 3 FRONTEIRAS

·         No local tem loja repleta de lembrancinhas, banheiros, restaurante e playground.

O marco das 3 fronteiras é um obelisco feito de pedra pintada com as cores do Brasil o, onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as águas do Rio Paraná. Um local que emociona o Turista, que pode ver Brasil, Argentina e Paraguai tão próximos um do outro. O Marco da Argentina situa-se à margem do Rio Iguaçu, e o marco do Paraguai ficana margem direita do Rio Paraná.

Os três formam um triangulo equilátero que fixa o limite territorial e a soberania dos três países. A Vila cenográfica das 3 fronteiras é uma homenagem às Missões Jesuítas.

Somente em Foz do Iguaçu, você tem uma visão ímpar, de um belíssimo pôr do sol em três países diferentes.

 

PARAGUAI

Sempre ouvi falar em compras, que tem muita sujeira e trânsito desorganizado, mas não fui para turismo de compras, e sim pra diversão. No fim, dei uma andada pelo local de compras e vale muita a pena. (irei voltar para um turismo de compras)

Havia pesquisado coisas diferentes pra fazer, alternativas, foi então que descobri que tem um Shopping, sim… Shopping Paris na Cidade Del Leste, e dentro dele tem o museu 3D e patinação no gelo. Óbvio, foi pra lá que fui me divertir.

MUSEU 3D – Shopping Paris

O importante  é ser Feliz!

Se você não tem maturidade como eu, tem que ir dar boas risadas e tirar muitas fotos com as imagens 3 D. Tem guias no local para auxiliar nas fotos. Fiquei lá umas duas horas, tirando muitas fotos e rindo sem parar, com meus amigos. (mais fotos no álbum) Faça a conversão da moeda antes de ir, mas aceitam outras moedas, cartões de crédito, real e dólar.

 

 

PATINAÇÃO NO GELO Shopping Paris

·    Concentração total pra não cair, hehe

* Não esqueça de estar sempre com documentos atualizados em mãos para passar na fronteira.

Sabe aquela vontade de patinar no gelo? Você se acha muito adulto pra isso? Liberte a criança que existe dentro de você e se joga.  Ops… se jogar não, nem precisa, porque talvez você caia uns lombinhos como eu antes de aprender a andar. No mesmo shopping, você também tem a opção da Patinação do gelo, tanto para crianças quanto pra adultos. Você compra o ingresso no local e recebe roupas, instruções dos guias e equipamentos adequados.

USINA DE ITAIPU BINACIONAL

Circuito especial, recomenda-se a compra antecipada, pois o passeio tem vagas limitadas a 24 lugares por horário.

Todo passeio é narrado por um guia bilíngue, em um ônibus com vista panorâmica.

A Usina de Itaipu: Localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai,a barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares.

O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. Na família linguística tupi-guarani, o termo significa “pedra na qual a água faz barulho”, através da junção dos termos itá (pedra), (água) e pu (barulho).

ICE BAR IGUAZU – ARGENTINA

*Que ter um copo de gelo para aqueles dias quentes? rsrs

 Uma experiência pra entrar literalmente numa fria, rsrs

Na entrada, você rebe um casaco térmico e luvas.

O bar é todo de gelo, incluindo os copos!

O ingresso dá direito a open bar e com tempo limitado de 30 minutos para aproveitar tirar muitas fotos e se preferir beber o tempo que ficar lá (o bom que dá uma esquentada).

Dentro, tem música ambiente.

É bom chegar cedo ou comprar antecipado com alguma agência, pois tem limite de pessoas por dia.

Recomendo ir com calçado fechado, calça, pois vai se sentir um verdadeiro pinguim de tanto frio.

IMPORTANTE: DOCUMENTOS

Todos os visitantes devem estar de posse de seus documentos de identidade original com foto, como Identidade (RG) ou Passaporte. Certifique-se de que estejam em bom estado e dentro do prazo de validade, 10 anos de expedição.

Documentos funcionais, como carteiras profissionais (OAB, CRM, Militar, etc.) não são aceitos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de pais ou, na falta de um deles, ter documento judicial de autorização de fronteira.

CATARATAS FOZ/ ARGENTINA

*Momento de agradecimento, de lembranças inesquecíveis, de saudade.

Para conhecer todo circuito das Cataratas do lado Argentino, recomendo ir cedo, pois vai caminhar bastante, praticamente o dia inteiro, se quiser ver com calma. Prepare-se para caminhar! Mas é o lado mais bonito das cataratas!

Vá com roupas leves, calçado confortável, mesma dica das Cataratas do Brasil, indico para este passeio. Já acessibilidade a pessoas com portadoras de necessidades especiais no lado Argentino deixa a desejar, sendo um grande percurso,ruim e de difícil acesso. A maior parte das Cataratas do Iguaçu está em território argentino, propiciando uma experiência única ao visitar aquele lado.

É um ponto de vista totalmente diferente para quem realmente pretende conhecer uma das 7 maravilhas da natureza. A posição privilegiada do parque argentino permite que os turistas fiquem muito mais próximos das centenas de quedas d’água, como a famosa Garganta do Diabo, de 80 metros de altura.

Segue vídeo com o barulho das cataratas.

 

*A água com os raios de sol fazem esse efeito lindo do arco-íris.

 

SALTO DE PARAQUEDAS

Você pensa que acabou?

A diversão vai começar agora:

Era um sonho de longa data, e quando montei meu roteiro, vi que tinha o salto de paraquedas em Foz. Então nem pensei muito, só guardei dinheiro, hehe.  Fui lá e realizei meu sonho. Muito bom, viciante, quero mais! Salto duplo, realizado em Foz com uma equipe super segura, com instrutores experientes. Você pode optar em fechar o pacote com vídeos e fotos também, além do salto.

Foi demais!

Vídeo completo do salto no canal do YouTube.

Valeu SkydiveFoz!

PRAINHA

  • Sempre que puder, vá ver um pôr do sol, ele contempla a alma!

Pôr do sol perfeito!

 

Sempre gosto de conhecer lugares alternativos, e a Prainha é um deles.

Este passeio não é vendido, mas recomendo ir conhecer e apreciar um pôr do sol incrível, um dos mais lindos que assisti. Prainha faz parte do município vizinho de Santa Terezinha de Itaipu , que fica aproximadamente 30km do centro de Foz do Iguaçu.

Lá acontecem muitos encontros, local bem familiar, bem agradável. Vá final de tarde, depois de vir de um daqueles passeios mais cansativos, pra relaxar e apreciar um belo pôr do sol.

O.B.S. Tirando City Tour, todos os outros roteiros fiz de carros com amigos.

A maioria dos passeios são organizados por agências que fazem todos os roteiros, incluindo já ingressos dos lugares (city tour fiz com agência pra ter vista panorâmica do ônibus). Recomendo a Loumar Turismo.

Por: Beth Crisko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *